TEMAS GERAIS

Vocalista do Sanctuary e do Nevermor morre no Brasil

Cantor americano estava em São Paulo gravando segundo disco solo.

Em 13/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O cantor americano Warrel Dane, vocalista da banda de metal Sanctuary e que fez parte do Nevermore, morreu nesta quarta-feira (13) aos 56 anos. Ele estava em São Paulo para gravar o segundo disco de sua carreira solo.

O baixista da banda do artista, Fábio Carito, disse ao G1 por telefone que a causa da morte foi ataque cardíaco. De acordo com o músico, Dane estava no flat em que estava hospedado, no bairro da Barra Funda, e tinha companhia do guitarrista Johnny Moraes.

"O Warrel disse que estava com sono e foi deitar. Um tempo depois, na hora de se despedir, o Johnny viu que ele já não respirava. Foi fulminante", afirmou Carito. "Ele estava um pouco debilitado, porque tinha diabates e era agressiva. Ele aplicacava insulina, tomava medicação."

O baixista disse que o corpo de Dane está no IML e que o consulado americano em São Paulo já foi informado. Um amigo deve vir dos Estados Unidos para liberar o corpo e acompanhar o traslado. A cerimônia fúnebre deve acontecer em Seattle, cidade-natal do artista.

Segundo ele, embora costumasse dizer que tinha 48 anos de idade, Dane tinha na verdade 56.

Perfil

Warrel George Baker nasceu em Seattle em 7 de março de 1961 – Dane de seu é o sobrenome da mãe.

Na segunda metade da década de 1980, fez parte do Sanctuary, com a qual lançou dois álbuns.

Após o término da banda, criou o Nevermore, que lançou outros oito trabalhos. Quando o Nevermore encerrou as atividades, em 2010, Dane seguiu em carreira solo.

Nesse período, sua relação com o Brasil se estreitou. "Teve um produtor no ABC que entrou em contato com o Warrel e falou: 'Tenho uns músicos brasileiros que sabem tocar suas músicas, topa vir para cá fazer uma turnê relembrando os clássicos?'. Ele topou, e essa primeira turnê foi em 2014", lembra Carito.

"A partir dali, foi ficando mais sério. Ele gostou da banda e achou que dava para lançar um segundo disco solo – o primeiro era de 2008. Agora, este próximo, que estávamos fazendo, vai ser lançado de forma póstuma, porque o instrumental está todo gravado, faltaram só uns vocais", fala o baixista.

Em paralelo à carreira solo, Dane retomou o Santuary em 2014. Nesta nova fase, a banda dois álbuns, em 2015 e em 2017. Recentemente, o Sanctuary anunciou que faria uma turnê nos Estados Unidos em fevereiro e em março.

(Foto: Divulgação)