CULTURA

Voluntários que fazem luminárias para Romaria pedem doações.

Dupla não tem mais velas e garrafas PET para fabricar os objetos.

Em 02/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os dois voluntários que produzem as luminárias que levam as velas carregadas pelos fieis durante a Romaria dos Homens, em Vitória, estão precisando de doação de materiais para manter a tradição. Eles, que já chegaram a produzir 10 mil unidades, esse ano só conseguiram fazer 3,2 mil.

Há 19 anos o comerciante Dráuzio Silveira é o responsável pela produção das luminárias, que são feitas de garrafa PET.  A fabricação é simples: a garrafa é cortada e furada, e aí é só encaixar a vela.

“Eu vi o pessoal vendendo e resolvi fazer. Fiz 3,1 mil no primeiro ano. Mas nunca vendi, aqui é tudo doação”, contou Dráuzio.

Há algum tempo, Dráuzio ganhou um ajudante, o pintor Almir. “Eu perguntei a ele se eu podia ajudar e ele falou ‘seja bem-vindo’. Aí comecei e estou até hoje”, disse Almir.

Há quase dois meses, os dois passam o dia na calçada fabricando as luminárias. E nem as dificuldades e enfermidades param o trabalho da dupla. Em 2013, Dráuzio sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas seguiu firme. “Eu tive um AVC em janeiro e em abril eu fiz a Romaria inteirinha”, contou.

Eles já chegaram a fazer 10 mil luminárias para uma Romaria. Esse ano já fizeram 3,2 mil. E só não fizeram mais por falta de material, mas aceitam doações de velas e garrafas. “O que eu mais to precisando é vela, garrafa e até tampinha eu aceito”, disse Dráuzio.

E eles não querem parar. Tudo para manter acesa a chama da fé dos devotos de Nossa Senhora da Penha.

Fonte: G1-ES