CIDADE

Votação para decidir sobre Uber em Vitória/ES é adiada.

A Câmara de Vereadores de Vitória adiou para a próxima terça-feira (12).

Em 08/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Câmara de Vereadores de Vitória adiou para a próxima terça-feira (12) a votação sobre o veto do prefeito Luciano Rezende (PPS) ao projeto de lei do vereador Rogerinho (PHS), que prevê a proibição do Uber na capital.

Apesar da presença de 13 dos 15 parlamentares da Casa, nesta quinta-feira (7), a votação foi adiada por falta de quórum. As galerias do plenário da Câmara estavam ocupadas por muitos taxitas, que fizeram pressão pela derrubada do veto.

Dos 13 vereadores presentes na sessão, somente três votaram a respeito da matéria: Marcelão (PT) e Reinaldo Bolão (PT), que votaram pela manutenção do veto, e Davi Esmael (PSB), que votou a favor da derrubada do veto.

Os demais parlamentares, mesmo presentes, não votaram, o que fez com o que a decisão sobre a proibição ou liberação do Uber em Vitória fosse adiada para a próxima semana.

Durante a sessão desta quinta-feira, o vereador Zezito Maio (PMDB), que declarou que vai votar para retirar o veto de Luciano Rezende, disse mais de uma vez que se a votação ocorresse, o projeto de Rogerinho seria derrotado.

Rogerinho, no entanto, alegou que defendeu o adiamento somente para que houvesse mais discussão sobre o tema e disse acreditar que teria os votos necessários para derrubar o veto do prefeito ainda nesta quinta-feira.

A matéria foi colocada na pauta desta quinta a pedido do próprio autor do projeto que, durante a sessão, pediu que a votação fosse adiada para a próxima terça. Ele negou que isso tenha sido uma manobra para ganhar tempo a fim de conseguir votos para derrubar o veto do prefeito Luciano Rezende.

O projeto de lei de Rogerinho, que pretende proibir o Uber em Vitória, não é o único que trata sobre o assunto. O vereador Max da Mata (PDT) protocolou, na última quarta-feira (6), um projeto para regulamentar o aplicativo na capital. Nesta quinta, o vereador Reinaldo Bolão (PT) protocolou um substitutivo ao projeto de Max.

O aplicativo
Enquanto pode ser barrado em Vitória, o Uber iniciou sua operação em mais uma cidade brasileira nesta quinta-feira (7). Salvador, capital da Bahia, é a décima cidade do país a contar com o serviço.

No ano passado, a empresa demonstrou interesse em expandir sua atuação para Vitória, mas sem prazo definido. A assessoria do Uber informou que as decisões de legislativos municipais não interferem em seu funcionamento, como acontece nos outros municípios.

Fonte: G1-ES