CULTURA

Websérie: Pedido de socorro dos artistas da cultura capixaba

Sobre as dificuldades do setor, a produtora artística Cora Made idealizou a Arte Emergencial.

Em 11/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Gustavo Binda

Trabalhando há 10 anos nesse mercado de cultura, a produtora artística acredita que o cenário atual tem sido um dos momentos mais desafiadores da profissão.

O setor cultural e artístico foi um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19 e, há quase um ano e meio, tenta sobreviver diante das adversidades. A reinvenção foi o caminho escolhido pelos profissionais para produzir conteúdo e contribuir com a geração de renda e emprego. Foi refletindo sobre essas dificuldades que a produtora artística Cora Made idealizou a websérie “Arte Emergencial”.

“Estamos em uma guerra política para provar o óbvio: o setor cultural é um gerador de emprego e renda, sendo um importante impulsionador da economia global. Diante da pandemia, as formas presenciais de se discutir e produzir cultura foram bruscamente freadas e o setor precisou se reinventar para tentar se manter de pé. Mas num país com tanta desigualdade social como o nosso, quem tem privilégios de acesso à internet e à informação, pode competir em editais, ganhar uma sobrevida, mas e quem não tem?”, questiona.

No ano passado, uma pesquisa realizada pela Unesco apontou que a produção musical pode ter perdido bilhões de dólares em patrocínio e apoio institucional. Já na indústria de cinema, por exemplo, a estimativa era de 10 milhões de postos de trabalho eliminados em função da pandemia. Trabalhando há uma década nesse mercado, o cenário atual tem sido um dos momentos mais desafiadores para a produtora.

“Acredito no poder de reconstrução, mas o setor econômico da cultura e da arte está agonizando. Precisamos discutir políticas públicas, os mecanismos de fomento, as leis de incentivo fiscal, todo e qualquer outro instrumento e o acesso a esses instrumentos que viabilizam o trabalho da classe artística”, define Cora.

Empenhada em provocar a mudança, a produtora artística convidou profissionais capixabas para um debate sobre o setor. Cinema, Dança, Música, Psicologia e diversos outros assuntos têm sido discutidos na websérie Arte Emergencial, que recebeu apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT-ES), via Lei Adir Blanc. Mais que um pedido de socorro, o projeto tem como objetivo despertar reflexões.

“A todos os artistas que estão exaustos, gostaria de dizer que eles não estão sozinhos. Também queria que o projeto dialogasse com os gestores públicos, mostrando que nós, artistas e produtores, estamos lutando. Por isso, esses gestores também precisam reinventar suas ações para manter o setor cultural em funcionamento, apesar de tudo. Com relação à sociedade, gostaria que a websérie se tornasse um ponto de partida para uma reflexão sobre como a arte é fundamental para nós e tão pouco valorizada”.

Sobre a websérie

O projeto “Arte Emergencial”, idealizado pela produtora artística Cora Made, nasceu na pandemia da Covid-19 com o propósito de colocar a arte capixaba em voga. A iniciativa consiste em uma websérie virtual de oito episódios referentes à cultura, oportunizando um espaço de debate e diálogo com os artistas convidados. Os episódios estão sendo exibidos no canal oficial do projeto no YouTube. Acompanhe!  (Por Letícia Freire)

TAGS:
CULTURA | FESTIVAL | SHOW | MÚSICA | ARTES | EDUCAÇÃO | CIDADE | ESPORTES | SAÚDE