CIDADE

XIII Conferência Municipal de Assistência Social em Vila Velha

Tema: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social.

Em 15/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Santo Antônio de Posse - Reprodução

As políticas públicas de Assistência Sociais serão discutidas pela Prefeitura Municipal de Vila Velha. Sociedade civil, organizações não-governamentais, servidores e membros da gestão irão discutir, entre outros temas, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A XIII Conferência Municipal de Assistência Social ocorre no auditório do Centro de Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”. O evento termina na tarde desta sexta-feira (19), no mesmo local.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, destacou que o evento é um momento de grande importância para construção, avanços e consolidação das políticas públicas de assistência social no município.

“Serão diferentes segmentos que estarão reunidos para pensar, debater, dialogar, refletir e problematizar as situações criando propostas e metodologia como formas de evolução da política pública de assistência para alcançarmos um serviço mais eficiente e sociotransformador numa perspectiva construtiva, com soluções e novas formas de financiamento de uma política que é tão importante para autonominação e desenvolvimento pessoal e social das pessoas e consequentemente de Vila Velha.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16 de julho nos equipamentos da Assistência Social, CRAS e CREAS do município ou pelo link: http://forms.gle/JEsMQhsK96arAoFs7. As inscrições também podem ser feitas no Palácio dos Conselhos, localizado na Avenida Luciano das Neves, nº 937, Prainha, das segundas-feiras às sextas-feiras (úteis), das 9h às 17h. O credenciamento definitivo só será realizado a partir das 11h do dia 18/07, no local do evento.

Apoiado pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o encontro é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (COMASVV).

Abaixo segue a programação da Conferência:

Dia 18/07
11 às 13h - Credenciamento
13h - Mesa de Abertura
13:30h - Leitura do Regimento Interno
14h - Conferência Magna
Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social com Nilda Sartório - Assistente Social e Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. Ex-Secretária de Assistência Social de Cariacica e Ex-Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
15h Debate
15:30h Início dos Grupos de Trabalho
17:30h Retorno da Plenária
17:45h Coffee Break

Dia 19/07
13h - Abertura dos Trabalhos
13:15h - Sistematização dos Eixos Temáticos
14:15h - Plenária Final
15:45h - Eleição dos Delegados
16:30h - Menção Honrosa aos Conselheiros da Gestão 2016/2018
17:30 - Encerramento e Coffee Break

LEIA TAMBÉM

PMVV promove ação de educação de trânsito para prevenir acidentes

Duas atividades de educação no trânsito para ciclistas foram realizadas nos períodos da manhã e da tarde nesta sexta-feira (12) no cruzamento da Avenida Jerônimo Monteiro com a Rua Santa Terezinha, na Glória em Vila Velha. Durante as ações educativas mais de 350 abordagens entre ciclistas e motoristas foram realizadas. O objetivo foi o de conscientizar ciclistas, pedestres e motoristas para um trânsito seguro.

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Durante as atividades, a equipe de Educação no Trânsito fez a distribuição folhetos explicativos sobre condutas seguras no trânsito e também de material promocional, como mochila para ciclistas e pequenas bolsas de lixos para os veículos.

Nos primeiros seis meses do ano, a Guarda Municipal registrou 14 acidentes envolvendo ciclistas no município. O dado representou uma redução de 33% nas estatísticas em relação ao mesmo período de 2018, com 21 acidentes.

Mesmo assim, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Defesa Social e Trânsito (Semdest), intensificou as ações de educação no trânsito para reduzir ainda mais o número de acidentes na cidade.

A atividade foi realizada por uma equipe da Semdest com o apoio de agentes da Guarda Municipal do ciclopatrulhamento. “As ações de educação no trânsito são ferramentas transformadoras, eficazes e de longo prazo. Por isso, são tão importantes para diminuir os acidentes no trânsito, sejam com ciclistas, motoristas ou pedestres”, destacou o secretário de Defesa Social e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Júnior.

“Durante as ações enfatizamos na conscientização de todos sobre as condutas adequadas e seguras no trânsito tanto para o ciclista como para o motorista”, enfatizou a coordenadora de Educação no Trânsito, Pâmela da Silva Santos. E acrescentou: “Falta colocarem a pratica o que a maioria já sabe”, enfatizou.