SAÚDE

Agentes encontram 16 focos de mosquito em maternidades de Vitória(ES).

Larvas foram levadas para laboratório, para verificarem se são de Aedes.

Em 11/12/2015 Referência JCC

Dezesseis focos de mosquito foram encontrados, ao todo, na Hospital das Clínicas e na Maternidade Pró-Matre, em Vitória, nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10). Um dos locais foi uma caixa coletora de água desativada. As larvas foram levadas para laboratório, para ser verificado se são do mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus e da dengue.

Agentes de saúde têm feito vistorias reforçadas em hospitais e maternidades de Vitória. Eles verificam os ambientes no interior das unidades e também do lado de fora. A intenção é proteger os frequentadores, principlamente as gestantes e os bebês recém-nascidos.

Na Materinade Pró-Matre, que é referência no estado, foram encontrados sete focos nesta quinta-feira. Um dos locais que chamou a atenção foi uma caixa coletora de água que está desativada, que fica atrás da lavanderia. Muitas larvas estavam no local.

Todo o material foi recolhido e será analisado. "Essas larvas nós iremos mandar para laboratório, para identificarem se são ou não no mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika", disse.

Panfletos foram entregues nas unidades de saúde, informando sobre o mosquito e as doenças. "Nosso trabalho é para previnir que mais essa doença venha a acometer os moradores do nosso estado", afirmou o diretor da Pró-Matre, Hélcio Couto.

A jovem Tainá, mãe da pequena Heloísa, de apenas dois dias, aprovou a ação dos agentes. "É bom que previne também, é importante para passar mais segurança para nós, que somos mães", disse.

Já no Hospital das Clínicas foram encontrados nove focos de mosquito, nesta quarta-feira (9). Foi a primeira unidade a receber a vistoria. Um dos focos estava no fosso do elevador dentro da maternidade.

Até o final da próxima semana, nove maternidades terão sido vistoriadas por agentes de saúde, na capital. "É constante a presença de grávidas em maternidades, então precisamos fazer todas as ações necessárias para prevenir a presença do mosquito nesse aambientes. Eliminando os criadouros, não teremos mosquitos e nem crianças com microcefalia", finalizou a gerente de vigilância de saúde Arlete Dutra.

Outro lado
A direção da Pró-Matre disse que os próprios agentes já jogaram o veneno nos focos de mosquito. A maternidade também informou que vai tomar medidas em relação ao pátio da unidade.

Já o Hospital das Clínicas informou que montou uma equipe própria de mutirão para combater os focos. Todos os setores do hospital vão ser vistoriados.

Fonte: G1-ES