SAÚDE

Anvisa suspende fabricação e venda de alimentos da Fugini

Anvisa suspendeu a fabricação, comercialização, e uso de todos alimentos da marca Fugini

Em 30/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

O retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quarta-feira (29), a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo. A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

Segundo a Anvisa, a medida preventiva foi tomada após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final, aponta o órgão de vigilância.

A suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.

A Anvisa ainda fará o recolhimento de lotes da maionese por uso de matéria-prima vencida. 

“Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, informa a Anvisa.

Boas Práticas de Fabricação 

Segundo a Anvisa, as boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessárias para garantir a qualidade sanitária desses produtos. 

As práticas englobam uma série de regras relacionadas à fabricação de um alimento e abrangem desde as condições físicas e higiênico sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final. Passa também por questões como saúde e capacitação dos trabalhadores, controle de pragas, armazenamento, transporte e documentação, dentre outros. (Por Pedro Lacerda/Agência Brasil)

Leia também:

Prefeitura de Viana intensifica combate a mosquitos da dengue 
Covid-19: mais de 4 mil vagas para vacinação em Vitória
Linhares anuncia realização de consultas oftalmológicas
Prefeitura de Vitória nomeia 97 profissionais da Saúde
Unidade de Saúde leva atendimento e informações para jovens
Uma em cada sete mulheres, aos 40 anos, já passou por aborto
Sindusfarma projeta aumento no preço dos medicamentos
Linhares registra mais de 2,6 mil casos confirmados de dengue
Covid-19 causa aumento de síndrome respiratória grave
Especialista alerta para cuidados com a pele no outono
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda

TAGS:
ANVISA | FABRICAÇÃO | COMERCIALIZAÇÃO | ALIMENTOS | FUGINI