SAÚDE

Aposte em um treino mais intenso para queimar mais calorias

Treinador Gustavo Luz diz que quando você aumenta a intensidade.

Em 12/03/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A corrida queima cerca de 65 calorias por quilômetro (pessoas mais leves queimam um pouco menos), e pesquisas sérias sugerem que algo entre 40 e 45 minutos de exercícios um pouco mais intensos podem ser o suficiente para elevar as suas taxas metabólicas por até 14 horas após o término do treino. Mas o que pode ser classificado como intenso? Isso varia de pessoa para pessoa mas, no geral, seria treinar em aproximadamente 75% da frequência cardíaca máxima, ou seja, forte o suficiente para dar uma boa suada e em um ritmo um pouco mais rápido que o das corridas confortáveis que você consegue bater papo.

Com essas corridas mais intensas, você não só aumenta o gasto calórico pós-treino (emagrece mais mesmo), mas mantém um precioso estímulo ao desenvolvimento das suas fibras musculares, pois as mesmas, ao longo do tempo, tendem a atrofiar e perder a capacidade de produzir força. E é justamente nas fibras musculares que o combustível a ser utilizado nos seus exercícios é queimado. Isso gera uma relação bem interessante: quanto mais fibras musculares nós temos, mais calorias queimamos em qualquer atividade física, até mesmo trabalhando ou dormindo.

E como aumentar essa intensidade? Aumentar a intensidade dos treinos não significa correr o mais rápido que puder todos os dias. Coração e pulmão se adaptam aos novos estímulos mais rapidamente que músculos, ossos e articulações. É importante equilibrar treinos mais pesados com dias de descanso e corridas mais fáceis para que o corpo consiga se adaptar e se fortalecer. Em dias de descanso de corrida, você não precisa ficar parado, pode queimar calorias fazendo atividades complementares como dança, natação, yoga ou musculação, por exemplo.

(Foto:EuAtleta)