SAÚDE

Campanha alerta para o câncer de rim, doença assintomática

SBU realiza, ao longo deste mês de junho, uma campanha para alertar sobre o câncer de rim

Em 10/06/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

De acordo com a SBU, além de provocar milhares de mortes, o câncer de rim levou à necessidade de realização de 18 mil procedimentos de nefrectomia (retirada total ou parcial do órgão)


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza, ao longo deste mês, uma campanha para alertar sobre o câncer de rim, doença que matou cerca de dez mil pessoas entre 2019 e 2021, no país, segundo a instituição. A SBU usará suas redes sociais para divulgar mensagens, vídeos e transmissões ao vivo, com especialistas, para esclarecer as principais dúvidas sobre este tipo de tumor.

>> Prefeitura de Vitória lidera ranking de vacinação no ES

“O câncer de rim é uma doença que afeta homens e mulheres, mas tem uma maior incidência em homens, entre 50 e 70 anos. O problema do câncer de rim é que, em geral, ele é totalmente assintomático. O sinal mais frequente deste tipo de câncer é a presença de sangue na urina”, explica o presidente da SBU, Luiz Otávio Torres.

Para rastrear a doença, Torres defende realização rotineiros de exames de ultrassom abdominal ou do aparelho urinário, que observa a situação dos rins e dos órgãos adjacentes.

“Muitas vezes, a gente diagnostica um câncer de rim de forma incidental, ou seja, o exame não foi pedido para o câncer. Aquelas pessoas fizeram o ultrassom por outra razão e foi detectado um câncer”, informou.

A diretora de Comunicação da SBU, Karin Anzolch, afirmou que ainda não existe uma recomendação universal para rastrear o câncer de rim em todas as pessoas, mas a ultrassonografia abdominal é um procedimento de baixo custo e não invasivo, que poderia ser incluído na rotina de check ups.

“Sobretudo nos grupos de maior risco, [a ultrassonografia] pode detectar em fases iniciais a doença, possibilitando melhores índices de cura”.

De acordo com a SBU, além de provocar milhares de mortes, o câncer de rim levou à necessidade de realização de 18 mil procedimentos de nefrectomia (retirada total ou parcial do órgão). O câncer renal corresponde a 3% dos tumores malignos urológicos e tem entre seus fatores de risco o tabagismo. A campanha está sendo realizada em junho, porque o Dia Mundial do Câncer de Rim será celebrado no dia 20 deste mês. (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Prefeitura de Vitória lidera ranking de vacinação no ES
Arraiá da Saúde movimentou 14 US em Vitória neste sábado (08)
US vão abrir as portas para receber a população neste sábado
PML terá Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite
Dia do teste do pezinho destaca prevenção de doenças em RN
PMVV: Dia D contra Poliomielite terá nove postos de vacinação
Inscrição para 2ª etapa do Revalida começa nesta sexta (7)
Cariacica leva exames para marisqueiras de Mangue Seco
Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (6)
Cachoeiro supera índice de abastecimento de medicamentos

TAGS:
CAMPANHA | ALERTA | CÂNCER | RIM | DOENÇA