SAÚDE

Campanha Verão Sem Dengue visita imóveis em Vila Velha

A campanha vem sendo executada desde janeiro pela Prefeitura de Vila Velha.

Em 06/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMVV

Com mais de 27 mil imóveis visitados em 96 bairros e cerca de oito mil depósitos eliminados — mais de 600 com focos de mosquitos — a campanha Verão Sem Dengue, que vem sendo executada desde janeiro pela Prefeitura de Vila Velha, apresenta resultados satisfatórios no controle da proliferação do Aedes aegytpi, principal transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Com base numa comparação entre janeiro 2020 e o mesmo período de 2019, registra-se uma queda do número de notificações para dengue e zika. No Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Vila Velha pontua na classificação de baixo risco.  

O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

Controle

“Um dos motivos para isso seria o bom resultado das ações que estão sendo realizadas pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ao combate ao mosquito Aedes, as quais têm contado com efetiva parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), especialmente na execução do projeto Bota Fora de recolhimento sistematizado de entulhos nos bairros”, atesta a subsecretária de Atenção Primária, médica Irisangela Teixeira.

Para promover o controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a PMVV contratou 60 novos agentes de endemias elevando o quadro para 176 servidores, além de contar com 21 guardas de endemias do Ministério da Saúde.

Desde 2017, a Semsa instalou e monitorou mais de 750 armadilhas em todas as regiões administrativas e realiza constantemente mutirões de limpeza (Bota Fora) nos bairros, promovendo a integração com outras secretarias, associações comunitárias e população como corresponsáveis no enfrentamento ao controle da população do Aedes e diminuindo a força de transmissão de doenças.

A campanha Verão Sem Dengue tem previsão de término até o fim deste mês, mas a Subsecretaria de Atenção Primária já está avaliando a possibilidade de prorrogá-la durante o mês de março, fortalecendo ainda mais o combate ao mosquito Aedes.  (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)