SAÚDE

Capacitação para atendimento à gestante com suspeita de zika no ES.

O treinamento abordará aspectos relacionados ao manejo clínico das pacientes.

Em 16/12/2015 Referência JCC

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e da área técnica materno-infantil, promoverá cursos de capacitação para profissionais de 25 maternidades do Espírito Santo com o objetivo de qualificá-los para investigação dos casos suspeitos da infecção pelo zika vírus em gestantes. O treinamento abordará aspectos relacionados ao manejo clínico das pacientes bem como o diagnóstico laboratorial e terá como público-alvo médicos, enfermeiros, profissionais de laboratório e a vigilância epidemiológica. 
 
A capacitação ministrada pelo Lacen abordará sobre a coleta, conservação e transporte de amostras biológicas para investigação laboratorial do zika vírus. Já a área técnica materno-infantil da Sesa promoverá para os médicos e coordenadores de enfermagem uma capacitação sobre manejo clínico em gestantes com suspeita da doença.
 
De acordo com a coordenadora da rede estadual materno-infantil, Eliane Silva, a capacitação de manejo clínico vai orientar como será prestada assistência, e encaminhamentos, às gestantes com suspeita de contaminação pelo zika vírus. “O atendimento estará respeitando o fluxo já estabelecido pela rede materno-infantil e suas referências, seja maternidade de risco habitual e ou de alto risco, conforme a situação clínica da paciente”, explica. 
 
Segundo a coordenadora geral do Lacen, Anézia Lima Chaves Ribeiro, trata-se de um treinamento teórico, cujo objetivo é padronizar os procedimentos para obtenção de amostras biológicas destinadas à investigação laboratorial  em gestantes e recém-nascidos com suspeita de zika vírus. “A metodologia atualmente empregada, o RT-PCR, é extremamente sensível e possibilitará ampliação de diagnóstico, cuja eficácia depende diretamente da qualidade do material biológico coletado”, disse a coordenadora do Lacen.  
 
Programação:
16/12 – Capacitação para manejo clínico e laboratório 
Maternidades da Região Metropolitana
Local: Secretaria de Estado da Saúde, na sede de Bento Ferreira, em Vitória.
Manejo Clínico - Auditório da Imunização
Laboratório - Auditório do Lacen.
Horário: das 14h às 17h.
18/12 – Capacitação para manejo clínico e laboratório
Maternidades da Região Sul, Central e Norte
Local: Secretaria de Estado da Saúde, sede Enseada do Suá, em Vitória.
Manejo clínico - Auditório da Sesa
Laboratório - Auditório do Lacen.
 
Fonte:Secom ES