SAÚDE

Como criar ambiente ideal para meditar e melhorar a rotina

Instrutora lista elementos que ajudam a criar um ambiente propício.

Em 19/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Rotina acelerada de trabalho, casa, família, treinos, estudo, é uma realidade de muitos brasileiros. Se dividir entre as tarefas diárias para dar conta de tudo pode nos deixar ansioso, uma realidade que atinge 33% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Isso atrapalha tudo, inclusive os momentos do dia dedicados ao esporte. Uma maneira de combater a doença dos tempos modernos de forma natural é a meditação. A instrutora de yoga Adriana Camargo é adepta da meditação e acredita que esses minutos de reconexão com a paz interior podem fazer uma renovação por completo.

- Essa felicidade vibra positivo. Ela vibra nas suas células. Você renova as células cansadas e mortas, você joga energia vital para dentro. E isso tudo reflete em termos de longevidade, em qualidade de vida em termos de relação sua com você mesmo e com os outros. Essa calma, essa paz e esse equilíbrio vão reverberar de forma positiva em outros aspectos da sua vida. Você não está nem pensando naquilo, quando você vai ver essa prática acabou te trazendo outros benefícios. Você não percebia que estava estressado, tenso até meditar – afirmou Adriana.

Mas, é verdade que não é tão simples assim se sentar, fechar os olhos e desligar a mente. Por isso, Adriana reuniu algumas dicas de como montar um cantinho ideal para relaxar a mente e manter o foco em pensamentos que realmente importam.

  • Água ou água corrente: a água purifica o ambiente e, muitas vezes só o barulho de uma fonte já ajuda a relaxar.
  • Pedras: busque reunir pedras e cristais. É interessante que você escolha, sinta a energia e trabalhe essa intuição. Assim como o músculo é trabalhado, a nossa intuição também é trabalhada. Ouça a essa intuição e sinta o que te faz bem.
  • Cheiros: procure acender incensos ou utilize qualquer aromatizante de ambientes com uma essência que você goste.
  • Cores: tenha sempre alguma cor que você goste que esteja em sintonia com o seu momento. Algumas já são clássicas como azul celeste, laranja, roxo. Essas cores são muito utilizadas. Mas, você consegue sentir a sua cor, a cor que vibra junto com você, que combina com o seu chacra. Sinta essa energia e coloque nesse ambiente.
  • Fuja do industrializado: mantenha objetos naturais por perto e evite os industrializados. Crie um ambiente que promova a sua reconexão com a natureza, porque a gente faz parte da natureza. Tenha elementos que te reconectem com a sua natureza, com a sua essência que fica tão perdida.

Depois de montar esse ambiente, que não precisar ser muito grande, basta se concentrar em pensamentos positivos e tentar se desligar de estímulos externos. Busque seu estado de felicidade e energia.

- Tem pessoas que gostam muito de meditar só ao som da própria respiração. Aquela respiração profunda, que você enche o tórax, o baixo ventre, a costela. Depois exala esvaziando, entre as costelas e o baixo ventre, oxigenando bem o cérebro e todo o seu sistema. Em um ritmo lento, o mais lento que você conseguir. Se você achar que isso está sendo muito difícil, você pode colocar uma música, bem lenta, calminha, que vão te fazer entrar em um estado meditativo, desfocando do lado de fora. Mas, a longo prazo, incentivo você a não usar música nenhuma. Porque realmente o som do silêncio que vai fazer você se conectar com o eu interior – explicou Adriana.