SAÚDE

Congresso debaterá técnicas da medicina vascular que salvam vidas

O Congresso (Tecnovasc) acontecerá nos dias 5 e 6 de julho, em Vitória.

Em 14/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Vessel/Reprodução

Os avanços na cirurgia vascular e endovascular, com técnicas que estão salvando centenas de pessoas no mundo com lesões graves por traumas em regiões do corpo como tórax, abdômen e pelve, estarão em discussão no Tecnovasc – Tecnologia Aplicada à Vascular, congresso que reunirá em Vitória especialistas de referência nacional e internacional, nos próximos dias 5 e 6 de julho. Entre os palestrantes, o cirurgião vascular Paulo Gonçalves de Oliveira Junior e o cirurgião geral Luiz Henrique Borsato, da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que prestaram os primeiros socorros ao presidente Jair Bolsonaro após o atentado sofrido por ele em setembro do ano passado.

O evento, que será realizado no Hotel Golden Tulip, trará como destaque o uso do Reboa, técnica de oclusão ressuscitativa por balão endovascular da aorta em pacientes com quadro de hemorragia grave por conta de lesões em regiões do corpo como tórax, abdômen e pelve.

O balão é opção de manobra temporária para manter o paciente politraumatizado vivo até que ele venha a ser operado e tratado definitivamente da lesão em um centro cirúrgico. “A técnica preconiza a colocação rápida por punção de um cateter flexível com um balão na sua extremidade, através da artéria femoral até a aorta. O balão então é insuflado, impedindo o fluxo de sangue e interrompendo assim o sangramento”, explica o cirurgião Vascular e de Trauma Francisco João Sahagoff, que é professor de Cirurgia de Emergência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Departamento Científico de Doenças Arteriais da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para kit intimos racco

No evento, em Vitória, Dr. João Sahagoff irá apresentar o Reboa junto com o Dr. Tal Martin Hörer, professor associado do Departamento de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular da Universidade de Örebro, na Suécia. Os dois vão apontar as condutas e os resultados que podem ser empregados nas diversas situações pré ou intra-hospitalares do trauma civil ou militar, aplicando o Reboa como Técnica de Manejo Endovascular na Emergência (EVTM).

A participação do Dr. Tal Martin Hörer será por meio de holografia (gravação de imagens ópticas tridimensionais na forma de hologramas). Esta será, inclusive, a primeira vez que um congresso médico no Brasil utiliza essa tecnologia.

Concepção digital, sem uso de papel! Foto: Divulgação/Tecnovasc

O Tecnovasc apresentará ainda os mais recentes recursos diagnósticos e terapêuticos e as principais tendências a serem aplicadas no tratamento de doenças vasculares, como aneurisma e Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame A programação abordará, também, avanços na cirurgia de varizes, as embolizações, o planejamento de cirurgia vascular com impressão em 3D, os aspectos que envolvem a judicialização, a telemedicina e as perspectivas para o cirurgião vascular em 2030.

Um módulo exclusivamente dedicado ao trauma irá tratar sobre a importância da atuação do cirurgião vascular em serviços de urgência e emergência. Toda a programação envolverá a utilização de recursos de holografia e apresentações em 3D, sendo realizada em módulos específicos, com debates interativos e dinâmicos.

Grade científica

A grade científica do Tecnovasc será marcada ainda por dois cursos. Um vai abordar a Gestão de Serviços de Feridas, oferecendo aos participantes conhecimentos sobre identificação e tratamento de feridas, coberturas especiais e técnicas de curativos com abordagem sistêmica, orientações para agregar valor à prática diária e informações sobre como montar um centro de tratamento de feridas.

O programa também irá propor que o profissional conheça as vantagens da atuação multiprofissional, visando proporcionar um tratamento mais completo e humanizado aos pacientes com feridas. Especialmente, úlceras venosa, erisipelas e Pé Diabético, responsáveis por infecções que resultam em amputações.

O segundo curso será sobre Acessos Ecoguiados de Veias e Artérias, em que o participante receberá orientações sobre punções guiadas por ultrassom e terá contato com conceitos teóricos e aulas práticas, visando minimizar os riscos inerentes, como lesões vasculares, sangramentos e traumas. As aulas serão volta das para médicos vasculares, socorristas e intensivistas.

A programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis no site tecnovasc-hsm.com.br/

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRAS