ECONOMIA CAPIXABA

Copa do Mundo Sub 17 movimentará economia Capixaba

O Espírito Santo será uma das sedes da Copa do Mundo Sub 17.

Em 03/10/2019 Referência JCC, Priscila Norbim

Foto: CBF - Reprodução

Em outubro os capixabas amantes de futebol poderão ter as emoções que um campeonato mundial traz. Mas as vantagens de o Espírito Santo ser uma das sedes da Copa do Mundo Sub 17 vão além das quatro linhas. Estimativa do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) dão conta de movimentação da ordem de R$ 23 milhões na economia do estado somente com os gastos diretos de turistas.

Segundo dados, a estimativa é que 2.500 visitantes, entre estrangeiros e brasileiros, movimentem hotéis, restaurantes e comércio em geral.

“Ganhamos enormemente em visibilidade com a vinda da imprensa, que inevitavelmente divulgará o destino em todo o mundo. A cadeia produtiva do turismo, com mais de 53 atividades empresariais, será totalmente aquecida e, principalmente, irá ser reconhecida nacionalmente, podendo ser uma vitrine para novas captações”, afirma Alfonso Silva, presidente da empresa responsável pela pesquisa.

MOVIMENTAÇÃO

Hotelaria, receptivo, bares, restaurantes, entretenimento, lazer, infraestrutura, comunicação visual, segurança, transporte aéreo e rodoviário, recepcionista, organizadores de eventos e transporte executivo são alguns dos segmentos impactados diretamente pelo evento.

O presidente do Sindihoteis-ES, Attila Miranda Barbosa, conta que apenas as comissões técnicas envolvidas no Mundial Sub 17 devem movimentar mais de R$ 3 milhões em meios de hospedagem.

“Temos as melhores expectativas. O setor hoteleiro ganha muito com a vinda das seleções e olhares do mundo, assim como todo o turismo. Além dos valores envolvidos com as hospedagens das comitivas, temos ainda a demanda da imprensa, de familiares de jogadores e de apaixonados por futebol”, diz.

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) destaca a confirmação do Espírito Santo pela FIFA uma conquista importante para o estado. De acordo com seu presidente, Gustavo Vieira, antes mesmo da realização do evento, o estado já tem ganhado os holofotes de alguns veículos de comunicação e a mobilização de fornecedores.

“Foram meses de negociação entre a Federação e o comitê organizador e de lá para cá a organização do evento já vem mobilizando rede hoteleira e de prestadores de serviços. Somente as comissões técnicas dos times somam 280 pessoas consumindo no estado. Além disso, com o evento abriu-se a oportunidade de investimentos nas estruturas do estádio Kleber Andrade e dos centros de treinamentos, e a geração de grande visibilidade para o nosso estado”, comenta.

ESTRATÉGIAS

Alfonso Silva é categórico ao afirmar que agora é a hora de aproveitar a oportunidade de divulgação do destino.

“É necessário criarmos estratégias de encantamento com todos que visitarem nosso estado neste período, oferecendo o que temos de melhor. Com a vinda de várias delegações, equipes de televisão e jornalistas especializados, matérias irão circular por todo o mundo e temos ainda a possiblidade de um ganho real com a vinda de mais turistas após os jogos, pois normalmente há uma legião de torcedores e acompanhantes destes atletas. Nosso ganho é incalculável, porém temos que saber criar estratégias para gerarmos notícias positivas antes, durante e depois do evento”, defende.

O presidente do Sindihoteis-ES, Attila Barbosa, concorda com a necessidade de alimentar a imprensa nacional e internacional de informações sobre os pontos altos do turismo capixaba, além de sua infraestrutura. “Temos capacidade técnica e operacional para atender demandas como esta, precisamos é de mais investimentos na divulgação do destino”, destaca.

Gustavo Vieira ressalta que o Espírito Santo será o único estado da região Sudeste a sediar jogos do Mundial Sub 17. “Com certeza é uma oportunidade única de mostrarmos toda facilidade, custo e logística, além de nossos atrativos turísticos”, explica.

MUNDIAL

O campeonato Mundial Sub 17 tem início no dia 16 de outubro e o Espírito Santo como uma das três sedes receberá 16 partidas no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. No estado, o primeiro jogo acontece no dia 27 de outubro 12 jogos na primeira fase, dois na segunda e dois na terceira. Nas fases decisivas, terão dois jogos das oitavas e mais dois das quartas de final, sendo que esta fase encerra a participação do Espírito Santo na competição. 

O estado será sede de oito seleções para jogos: Japão, Holanda, Senegal, EUA, Argentina, Camarões, Espanha e Tajiquistão. Receberá ainda jogos das seleções do Chile, Coreia do Sul e México.