SAÚDE

Doação de kits para bebês emociona mães no Hospital Dr. Jayme

Uma mãe resolveu doar kits com acessórios preparados para os bebês internados.

Em 31/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Sesa - Divulgação

Um ato de amor e de humanização tomou conta da Unidade de Tratamento Intensivo (Utin) e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, no Dia de Natal (25 de dezembro). É que uma mãe resolveu doar 40 kits com acessórios especialmente preparados para os bebês internados.

A responsável por este gesto é a professora Danusa Simon Robert, de 34 anos. Ela é mãe do Benjamin, que, logo após o seu nascimento, também precisou de cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo. Ele ficou internado por 105 dias e foi a partir daí que essa história surgiu. Benjamin nasceu de apenas 24 semanas, pesando 834 gramas e medindo 34 centímetros. Apesar do nascimento prematuro, a gravidez foi tranquila.

“Falavam que a chance de sobrevivência do meu filho seria nenhuma. A ideia era de que eu levaria um aborto para casa, mas eu levei um milagre. Meu filho teve sangramento grau 3 na cabeça, pneumonia, infecção por fungo, teve o canal do coração aberto, teve retinopatia e outras situações complexas. Precisou realizar inúmeras transfusões de sangue e ficou entubado por muito tempo, mas ele sobreviveu”, contou emocionada a mãe de Benjamin, Danusa Robert.

Em 28 de junho de 2018, Benjamin teve alta e saiu da Utin pesando 2,100 quilos. Surgiu, então, um novo recomeço para Danusa e seu filho. Hoje, ele está com 01 ano e 9 meses. “Quando Benjamin nasceu eu não tinha nada do enxoval. Amigos, parentes e vizinhos se mobilizaram e então fui recebendo doações. Entregaram tudo no hospital onde estava internada. Hoje, para mim, nada é mais justo do que poder retribuir da mesma forma”, explicou.

A partir da experiência vivida, Danusa Simon resolveu criar uma página social na internet para o filho, chamada “Desengaveta do Ben”. Na página, ela faz postagens para vender as roupinhas e os acessórios que Benjamin já não utiliza mais. Com o dinheiro arrecadado, Danusa compra roupas, sapatos e tudo o que achou necessário para realizar doações a quem precisa e resolveu presentear o Hospital Dr. Jayme.

“Essa foi a primeira vez que faço doação para um hospital e agora pretendo continuar. Estar aqui foi muito gratificante para mim. Nos kits optei por colocar luvinha, sapatinho e um cueiro, além de uma bíblia ilustrada. Foi feito com todo o meu coração. Senti no rostinho de cada mãe que recebeu a mesma emoção que senti lá atrás, quando passei pela mesma situação. Cada vez mais tenho a certeza de que estou no caminho certo”, finalizou Danusa Simon.

Gislene Mara Pereira, de 42, é mãe do Eduardo Gabriel Martins, de 25 dias. Ele nasceu de 39 semanas, pesando 3,200 quilos e está aos cuidados da Ucin do Hospital Dr. Jayme. “A atitude daquela mãe foi muito linda. Fiquei emocionada. O que ela fez nos dá uma sensação boa e deixa a esperança de que tudo vai ficar bem”, contou a mãe do Eduardo, Gislene Mara.

Doação

Além dos 40 kits doados à Utin e Ucin, Danusa realizou mais 80 doações avulsas ao setor de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme. As peças foram encaminhadas ao serviço social do setor Materno-Infantil da unidade. As entregas serão feitas de acordo com a necessidade dos pacientes.

“O ato desta mãe foi extremamente generoso e bonito. Ela passou bastante conforto às mães da UTIN. Disse belas palavras de esperança, amor e fé. Com certeza, as mães se sentiram acolhidas, com mais tranquilidade e força para seguir em frente”, finalizou a coordenadora o setor de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme, Marta Almeida. (Com informações das Assessorias de Comunicação da Sesa e do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves)