SAÚDE

Dor intensa nas costas pode ser indício de pedra nos rins

Baixa ingestão de líquido é um fator de risco para a formação do cálculo renal.

Em 04/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

É comum durante o dia sentir uma dor nas costas após um longo período em pé. No entanto, muitas vezes, esse incômodo pode significar algo ainda maior: o chamado cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins. Capaz de atingir homens e mulheres em qualquer idade, a doença é causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina.

Quando o cálculo é pequeno pode ser até mesmo assintomático. Porém, na maioria das vezes, a dor provocada é imensa. Segundo o urologista Carlos Chagas, integrante da Associação de Urologia do ES (AUES), os efeitos são imediatos. “A pedra pode adquirir um tamanho que força a obstrução do fluxo da urina e machuca na medida em que ela se move”, explica.

O local e a intensidade da dor podem variar de acordo com a movimentação do cálculo dentro do organismo. “O incômodo em excesso tem início na parte inferior das costas e pode atingir a virilha e os testículos", ressalta o especialista.

O que provoca o cálculo

Alguns hábitos podem elevar o risco de desenvolver o cálculo renal, entre eles uma dieta com excesso de sal, proteínas e açúcar, associada à baixa ingestão de líquido. Pessoas com hipertensão e diabetes também estão mais propensas à formação da pedra nos rins.

Como tratar

As formas de tratamento vão desde o uso de fármacos até intervenções cirúrgicas. Portanto, a alternativa mais adequada irá depender da intensidade da doença, dos sintomas e da vontade do paciente. Muitos escolhem eliminar o cálculo naturalmente, enquanto outros optam pela sua retirada. O mais importante é evitar os fatores de risco e procurar o médico ao primeiro sintoma, para providenciar o tratamento adequado.

Cor da urina

Entre as recomendações para identificar a alteração é observar a cor da urina. “Caso ela esteja clara, o indivíduo está ingerindo a quantidade ideal de líquido (água, sucos, chás, sopas ou frutas). A urina é o termômetro para verificar se a ingesta está sendo feita de forma correta”, conclui Chagas.