SAÚDE

Entenda como a bandagem elástica auxilia no tratamento de lesões

Fisioterapeuta explica como funcionam.

Em 11/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Certamente você já viu atletas, amadores ou profissionais, desfilando fitas coloridas em seus corpos nas mais diversas modalidades. Não se trata de modismo. A bandagem elástica, ou Kinesio taping, é uma técnica criada no Japão, nos anos 1970, pelo quiropraxista Kenzo Kaze para auxiliar no tratamento de lesões ao exercer pressão e força sobre músculos e articulações, promovendo apoio a estabilidade.

- A bandagem serve para várias funções diferentes. Depende da demanda do paciente e do objetivo do fisioterapeuta. Pode ser para sustentar, ajudar no movimento, empuxo inicial ou para dar amplitude ao movimento. Os principais benefícios são a sustentação da estrutura da forma que você coloca a fita, e com o calor o corpo, continua jogando sangue no local - explicou o fisioterapeuta Adriano Silva.

Adriano, aliás, explica que o ideal é que fisioterapeutas façam a colocação da bandagem, embora existam cursos para profissionais de outras áreas aprenderem a técnica. Ele ressalta ainda que, apesar de ser muito utilizada por praticantes de atividades físicas, a bandagem pode ser útil para qualquer pessoa que esteja sentindo alguma dor ou limitação física.

- Ela precisa ser orientada por um profissional da área, para que desta maneira seja direcionada não só a posição em que a fita tem de ficar, como a função da fita para aquela determinada patologia.

Entre os atletas, o uso pode ser feito antes, durante ou depois do treino ou prova. Antes, a bandagem poderia ser útil para não piorar uma dor já existente. Durante, atuaria como facilitadora do movimento prejudicado pela lesão e, no pós, para atenuar a dor e auxiliar no tratamento.

 

- Pode ser usada em todos os momentos, antes, durante e depois, depende do objetivo do paciente, da prova ou do estímulo que ele deseja. Se você está com dor no joelho, no tendão patelar, por exemplo, pode dar um suporte para a patela não puxar ou atritar tanto aquele tendão. Neste caso, funciona quase como um agasalho - explicou o profissional.

Para a aplicação, é necessário fazer a higiene do local. Se for uma área com muitos pelos, por exemplo, é indicado fazer a depilação onde a fita vai envolver. Depois, o profissional passa álcool para tirar a oleosidade da pele e aplica um produto chamado tintura de benjoim, que faz com que a fita permaneça por mais tempo.

A duração varia de 48h a 72h após a aplicação. Segundo Adriano Silva, vai depender do tecido da pele, se é gorduroso ou não, da forma como foi feita a aplicação e também da rotina do paciente. Se costuma nadar, por exemplo, é provável que a água da piscina ou mar abrevie a vida útil da bandagem. O tempo do tratamento com a bandagem também muda de acordo com a resposta do paciente e do grau e tipo de lesão.

Confira os principais mecanismos de correção possibilitados pelo uso da bandagem:

- Correção da função muscular, recrutando a musculatura debilitada
- Melhora a circulação sanguínea e linfática
- Diminui a dor
- Aumenta a propriocepção