SAÚDE

Estudos mostram que vegetais diminuem colesterol no sangue

O consumo de apenas dois gramas de fitoesteróis pode reduzir cerca de 10% do LDL.

Em 08/12/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

iStock Getty Images

É crescente o aumento das doenças cardiovasculares no Brasil e no mundo, principalmente a aterosclerose que está relacionada com acidente vascular cerebral e infarto. E entre os fatores de risco é possível destacar as dislipidemias, principalmente níveis elevados de LDL (colesterol).

Os fitoesteróis são compostos encontrados nos vegetais e plantas. Presente em leguminosas (feijoes, lentilha, grão de bico, entre outros), nozes, amendoas, castanhas, abacate, oleos vegetais, cereais integrais, como milho, por exemplo, além de verduras e legumes. A população ocidental "onivora" e vegetarianos consomem em média cerca de 100 a 500mg/dia).

Possuem estrutura semelhante ao colesterol, são metabolizados de forma similar e competem para serem absorvidos no intestino, reduzindo a absorção do colesterol e apresentando efeito positivo no perfil lipídico.

Existe relação inversa entre o consumo habitual de Fitoesterós e níveis séricos de colesterol e LDL (colesterol). Estudos científicos têm demonstrados que o consumo de 2 gramas de fitoesteróis por dia reduz cerca de 10% do LDL (colesterol).

Diminuições mais efetivas quando associado a uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, cereais integrais, leguminosas e oleaginosas. Controlada em gorduras saturadas (gorduras de origem animal), sem alimentos fontes de gordura trans e reduzida em carboidratos refinados. Deve estar associado a prática regular de exercício físico. Pode ser adicionado à dieta em cápsulas nas grandes refeições, onde for mais presente a ingestão de gorduras para reduzir a absorção.