SAÚDE

Exercícios em casa são aliados de quem tem falta de tempo

Preparador físico lista atividades fáceis de serem feitas

Em 18/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nos dias de hoje, ter tempo para fazer aquilo que se deseja, talvez, seja um dos bens mais importantes. Por isso, muita gente alega que não consegue começar a se exercitar justamente por falta de tempo.

Fazer exercícios em casa pode ser um aliado de peso para todos aqueles que não conseguem tempo para treinar em outro lugar. Mesmo com a agenda apertada é possível arranjar pelo menos 30 minutos, de duas a três vezes por semana, para movimentar-se, o que já é um bom começo. Treinar em casa pode ser um primeiro contato com os exercícios para muitos e, se você já corre ou faz algum outro esporte, por exemplo, também pode se beneficiar desse hábito.

Se você está sedentário e precisa queimar calorias já, seu primeiro passo pode estar mais perto do que imagina, usando simplesmente o peso do seu corpo e alguns objetos em casa já é possível fazer uma sequência de exercícios e dar uma boa suada. E se tiver uma escada à disposição, melhor ainda.

Confira abaixo uma sugestão de sequência de exercícios para te tirar do zero.

- Levantar e sentar em uma cadeira (deve ser um agachamento sutil) 2 x 6
- Elevação da pelve deitado no solo 2 x 10
- Abdução do quadril em pé 2 x 12
- 1 flexão de braços (pode apoiar o joelho, se não conseguir não tem problema, mas tem que tentar)
- Abdominal simples deitado no chão 2 x 10
- subir e descer um lance de escada

É importante lembrar da necessidade de fazer intervalos de 30 segundos de descanso entre as repetições. Tente fazer isso duas ou três vezes essa semana começando agora. Acredite, a maioria das pessoas não precisa de nada extraordinário para emagrecer, mas é necessário sair da zona de conforto e assumir essa responsabilidade de forma honesta.

Se você já pratica algum esporte também pode se beneficiar. Muitos corredores, por exemplo, não conseguem encaixar um horário para malhar mas poderiam se beneficiar um bocado com exercícios complementares. Se este é o seu caso,

Confira uma sugestão de sequência de exercícios para começar a fazer em casa:

- Agachamento unilateral com o peso do corpo 2 x 10
- Elevação unilateral da pelve deitado no solo 2 x 10
- Abdução do quadril em pé 2 x 15
- Flexão de braços 2 a 4 (pode apoiar o joelho)
- Abdominal “ciclista” 2 x 20 segundos
- Subir e descer 3 andares de escada (se quiser, pode subir de dois em dois degraus, mas desce de um em um)
Obs: mesmo intervalo de 30 segundos.

Lembre-se que, independente de sedentário ou não, é importante colocar essas atividades na sua semana aos poucos. Não adianta querer começar fazendo todos os dias ou aumentar a dificuldade a cada vez que fizer, sua melhora deve ser gradual, nada de transformar empolgação em lesão. Se puder, mesmo que você fique só nos exercícios em casa, procure conversar com um treinador de sua confiança.

 (Foto: Eu Atleta)