SAÚDE

Hemofilia: Hemocentro de Vitória é referência em tratamento

No Espírito Santo, o Hemoes, localizado em Vitória, é referência no tratamento dos pacientes

Em 19/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Sesa

A Hemofilia é uma doença que, em alguns casos pode ocorrer por mutação genética e por hereditariedade, e se manifesta na maioria dos casos em homens.

O Dia Mundial da Hemofilia foi definido em 1989, pela Federação Mundial de Hemofilia, para marcar a conscientização sobre a Hemofilia no mundo. A Secretaria da Saúde (Sesa) chama atenção para essa doença que não tem cura, mas que com um tratamento realizado de forma adequada a qualidade de vida dos pacientes aumenta.

No Espírito Santo, o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), localizado em Vitória, é referência no tratamento dos pacientes diagnosticados com Hemofilia. Atualmente, o Hemoes conta com 411 pacientes de todo o Estado que estão cadastrados e realizam o tratamento da doença. Desses, 304 são portadores de Hemofilia A e 107 pacientes com Hemofilia B.

A Hemofilia é uma doença que, em alguns casos pode ocorrer por mutação genética e por hereditariedade, e se manifesta na maioria dos casos em homens. Porém, é transmitida pelo gene que está ligado ao cromossomo X, que é herdado da mãe e pode ser classificada em dois tipos: a Tipo A, causada pela deficiência do fator de coagulação VIII; e a Tipo B, decorrente do Fator de coagulação IX.

Os principais sintomas, como hematomas, sangramentos articulares ou sangramento anormal aos pequenos traumas, podem aparecer na primeira infância, quando o bebê começa a engatinhar. Já em pacientes com hemofilia leve, o primeiro sangramento pode acontecer na vida adulta, após o paciente ter sido submetido a uma cirurgia ou trauma.

A hematologista e médica referência do Hemocentro Estadual, Alessandra Nunes Loureiro Prezotti, ressaltou que o atendimento multiprofissional é fundamental para a abordagem integral e o atendimento aos pacientes hemofílicos.

“Quando realizado o diagnóstico, o paciente e os familiares passam a ser acolhidos pela psicologia, enfermagem e o médico de nossa equipe multidisciplinar. Dessa forma, de imediato é introduzido o tratamento e o acompanhamento ao paciente, visando a uma melhor qualidade de vida, com menos sequelas e complicações clínicas futuras”, explicou Alessandra Prezotti.

O Hemoes disponibiliza atendimento multidisciplinar especializado, incluindo médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeuta e assistentes sociais, além de farmácia para a distribuição de medicamentos específicos, transfusão de sangue e a orientação aos pacientes e familiares em tratamento.

A realização do tratamento do paciente é feita com a reposição do Fator de coagulação (Fator VIII para Hemofilia A e Fator IX para Hemofilia B), por via endovenosa, calculado de acordo com o peso e o tipo de evento hemorrágico no paciente. Para o grupo de hemofílicos que desenvolve inibidor, que é uma complicação do tratamento da hemofilia, existem medicamentos especiais que são utilizados para controle dos sangramentos.

Todos esses medicamentos serão fornecidos pelo Ministério da Saúde e disponibilizados no Hemoes Vitória e nos hemocentros regionais nos municípios de Colatina, Linhares, São Mateus e Serra.

Evento

Para lembrar o Dia Mundial da Hemofilia, que ocorreu nesta segunda-feira (17), o Hemoes Vitória, em parceria com a Associação dos Hemofílicos, preparou uma roda de conversa que vai ser realizada na próxima segunda-feira (24), às 8 horas, com a presença da equipe multidisciplinar do Hemocentro. O objetivo é tirar dúvidas sobre assuntos relacionados à doença. Na ocasião, haverá um robô interativo e um show de mágica para pacientes hemofílicos e familiares, além de ser ofertado um café da manhã de boas-vindas.

Serviço:

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. CEP 29.047-105

As consultas são agendadas e as intercorrências são atendidas de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 7h às 17h30.

Telefone para agendamentos de consultas: (27) 3636-7903. (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Mais Médicos abre 6,2 mil vagas em mais de 2 mil municípios
Linhares: UPA registra aumento nos casos de síndrome gripal
Sífilis congênita matou mais de 2,4 mil bebês em 7 anos
Saúde: mais 95 profissionais são nomeados em Vitória
Vila Velha tem grupo terapêutico permanente para mulheres
Em 2023 Anchieta já teve 940 notificações de dengue
Serra mantém serviço de pontos de hidratação neste feriado
Vitória entrega ambulâncias e equipamentos para a saúde
Cariacica vai realizar vacinação em supermercados da cidade
Vitória abre vagas para vacinação contra a Covid e Gripe
Exames de laboratórios indicam aumento de casos de dengue

TAGS:
HEMOFILIA | HEMOCENTRO | TRATAMENTO | REFERÊNCIA | PACIENTES