SAÚDE

Himaba vai participar de projeto do Ministério da Saúde

Instituições de saúde do Brasil selecionadas para o projeto Lean nas Emergências.

Em 12/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: SESA/ES

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, está entre as instituições de saúde de todo o Brasil selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do projeto “Lean nas Emergências”. A iniciativa tem como finalidade promover melhorias no atendimento hospitalar de urgências e emergências da população que utiliza o sistema público de saúde.

O “Lean” trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Na tradução livre, “Lean”, em português, quer dizer "enxuto". Com o projeto “Lean” nas emergências, é possível reduzir a burocracia, retrabalho, etapas desnecessárias e gastos excessivos e, com isso, aumentar o acesso, promover agilidade, satisfação, eficiência e controle de riscos.

Na última semana, profissionais da área assistencial do Himaba estiveram em São Paulo, com a equipe do Hospital Sírio-Libanês, parceiro do Ministério da Saúde no projeto, para participar da capacitação em Gestão Avançada em Serviço de Urgência. Já na próxima semana, consultores do Sírio-Libanês estarão no Himaba para dar início à implantação do projeto. A fase de acompanhamento in loco dura, em média, seis meses. Após esse período, a equipe controla os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção das melhorias introduzidas.

A coordenadora médica do Núcleo de Segurança do Paciente Beatriz Junqueira comentou sobre a participação do Himaba.

“Estamos muito felizes com a nossa participação no projeto. A metodologia “Lean” busca agilizar o atendimento no pronto-socorro, tornando o trabalho mais integrado entre os profissionais e os setores. Consequentemente, quem ganha com isso é o nosso paciente e a população”, afirmou a coordenadora.

LEIA TAMBÉM

Hospital alcança 95% de satisfação dos usuários

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, alcançou o percentual médio de 95,77% de satisfação dos usuários, segundo pesquisas realizadas no último trimestre pelo setor de Qualidade/Ouvidoria. Ao todo, 980 pessoas foram entrevistadas nos meses recentes de novembro, dezembro e janeiro.

A equipe de pesquisadoras aborda os pacientes e acompanhantes durante a internação. Foto: SESA/ES

A pesquisa possui questionamentos como agilidade no atendimento, cortesia/clareza dos médicos, limpeza, alimentação e conforto, entre outros.

Para levantar os dados, a equipe de pesquisadoras aborda os pacientes e acompanhantes durante a internação, nas consultas nos ambulatórios, no acolhimento e nas recepções do hospital diariamente, incluindo finais de semanas e feriados.

Desde que assumiu a gestão do Himaba, em novembro de 2019, o Instituto Gnosis promoveu mudanças em diversos setores na busca de prestação de serviços de qualidade ao usuário do hospital e a pesquisa ajuda justamente a identificar a necessidade de possíveis melhorias nos processos assistenciais.

Uma das mudanças realizadas pelo Gnosis para ampliar a coleta da opinião dos usuários aconteceu na Ouvidoria, setor responsável pelo acolhimento para receber, examinar e encaminhar, aos setores competentes, todas as sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias.

Antes, o setor atendia apenas presencialmente e passou a receber reclamações, elogios e sugestões também por e-mail e telefone. O atendimento acontece de 7h às 19h, todos os dias. Urnas para o registro de opiniões também estão disponibilizadas na recepção social, pronto-socorro, ambulatório e banco de leite humano do Himaba.

Além de manifestar a opinião sobre o atendimento no hospital, muitos usuários fazem questão de registrar elogios aos colaboradores. Como foi o caso da acompanhante Gecilene, que no dia 24 de janeiro, parabenizou o hospital pelo trabalho dos profissionais. “O atendimento é nota 10, aqui consegui consulta, exame e etc.. Toda a equipe está de parabéns”, escreveu.

Para a diretora técnica do Himaba, Cristina Abreu a pesquisa demonstra o empenho da equipe.

“Estamos sempre nos empenhando para a melhoria da qualidade no atendimento, lógico que, o excelente, o 100% estará sempre como uma meta nossa. A busca é incessante, seja nos processos de melhorias internos, que são realizados com afinco, na qualidade na assistência, no comprometimento profissional e nos treinamentos. Buscamos sempre progredir, visando continuamente o cliente e também o colaborador, para que o trabalho seja cada vez melhor”, explicou a diretora.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa). (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa/ES)