SAÚDE

Hospital Evangélico conscientiza sobre saúde do coração

Será na sexta-feira (27), em Vila Velha.

Em 26/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: O Taboanense - Reprodução

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2040 as mortes desse tipo devem aumentar em 250%. Para chamar atenção sobre o tema, o Hospital Evangélico de Vila Velha vai promover uma série de atividades para conscientizar a população sobre os cuidados com o órgão. Será no corredor central do Shopping Boulevard Vila Velha, dia 27 de setembro, das 16 às 20 horas.

A ação é alusiva ao Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, e o objetivo é mostrar que práticas saudáveis, como alimentação equilibrada e atividade física, são ótimas aliadas do coração. Será possível também saber mais sobre condições que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas como diabetes, hipertensão, colesterol elevado e estresse.

A campanha ainda conta um aplicativo que avalia a idade do coração. Para tanto, serão selecionadas pessoas a partir de 30 anos que poderão conhecer como anda a idade do seu coração em comparação à idade do corpo. As atividades incluem ainda simulação de reanimação cardiopulmonar (RCP), jogos educativos com dicas de saúde, aferição de pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC).

A ação será conduzida por enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas residentes do hospital, além de médico. “O coração é um órgão vital e esse tipo de ação de conscientização contribui para alertar as pessoas sobre os riscos de desenvolver problemas e as formas de preveni-los. O evento está sendo preparado com muito carinho com atividades para o melhor entendimento e conscientização do público”, salienta o coordenador do Centro de Ensino e Aperfeiçoamento em Pesquisa (CEAP) do Hospital Evangélico de Vila Velha, Vinicius Santana Nunes.

Vida nova 

Há dois anos, a dona de casa Daniela dos Santos Barbosa, que mora em Teixeira de Freitas (Bahia), passou por um transplante de coração no Hospital Evangélico de Vila Velha. Ela foi diagnosticada com miocardiopatia dilatada (patologia conhecida como coração grande). “Fiz a cirurgia em abril de 2017 e estou muito bem, graças a Deus. Nem parece que vivi esse momento. Apesar de algumas restrições tenho uma vida normal. Mas só de saber que posso ver meu filho crescer e estar perto dele, já valeu a pena”, comemora.

Daniela alerta para a importância da doação de órgãos. “Existe muita dor na hora de a família consentir a doação. Mas também há muito amor pois, para mim, o doador nunca vai deixar de existir. Ele está vivo dentro de mim. É uma ligação muito forte. Sinto que faço parte, também, dessa outra família”, revela, emocionada.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL