SAÚDE

Importante: cuidados simples podem evitar danos à pele, principalmente no verão.

Confira as dicas para manter a saúde na estação mais quente do ano.

Em 06/01/2015 Referência JCC

Durante o verão, é importante ficar atento à exposição excessiva ao sol. Cuidado simples podem evitar danos à pele.

A médica dermatologista da rede municipal de saúde da Serra Elida Alves Leal afirma que  “nos horários mais quentes do dia, das 9 às 16 horas, há uma maior emissão dos raios ultravioletas e não devemos nos expor”.

A profissional afirma ainda que “mesmo estando debaixo de um guarda sol ou dentro da água durante este período, a exposição solar é perigosa para a saúde, pois o guarda sol não impede completamente a passagem dos raios ultravioletas”.

Vale lembrar que o contato com os raios solares é indispensável ao ser humano. Dessa forma, o organismo adquire 90% da vitamina D. Mas para evitar queimaduras e manter a saúde da pele, recomenda-se passar o filtro solar em todo o corpo, 30 minutos antes da exposição solar. É importante retocar a cada duas horas.

Elida Alves Leal destaca que o uso de protetor solar em crianças é fundamental, mas não é o único cuidado necessário. “O protetor solar com barreiras não é absorvido pela pele da criança, ele apenas cria uma barreira protetora impedindo o impacto do sol” afirma. 

Usar recursos como chapéu e óculos de sol também é importante, assim como ingerir bastante líquido. No entanto, deve-se evitar as bebidas alcoólicas. A alimentação também é importante, por isso, recomenda-se ingerir alimentos frescos, como saladas cruas e carnes grelhadas, preferencialmente sem molhos.

Micoses e herpes

Algumas doenças comuns nesta época do ano são as micoses e a herpes. No verão, as pessoas devem evitar tecidos muito sintéticos.

Os cuidados não valem só para quem vai de divertir nas praias, piscinas e cachoeiras. Pessoas que trabalham expostas ao sol também precisam ficar atentas.

Confira dicas de cuidados com a pele no verão:

- Prefira estar na praia antes das 10h e após 16h

- Escolha um filtro solar com proteção UVA e UVB

- O FPS que mede a radiação UVB deve ser acima de 50

- Aplique o filtro solar antes de sair de casa, para que o produto possa ser absorvido pela pele

- Passe protetor nas orelhas e use um protetor especifico para os lábios com FPS. Lábios e orelhas são áreas também sujeitas ao câncer de pele e não podem ser esquecidas

- Reaplique o protetor a cada duas horas, e em criança a cada hora

- Também ajudam na proteção chapéu com abas, boné, viseira e óculos escuros. O couro cabeludo e os olhos são também áreas que precisam estar protegidas

- Não usar roupas pesadas ao sol, preferir camisetas

- Fique a maior parte do tempo sob uma barraca, que deve ser de tecido e de cor clara, para refletir os raios solares

- Sempre tomar muito líquido, incluindo bastante água

Fonte:PMS