MOTOR

Álcool ou Gasolina, qual é o melhor para manter o motor limpo?

Com a chegada dos carros flex, surgem dúvidas entre os motoristas

Em 07/07/2017 Referência JCC / Jamile Carvalho

O uso do etanol nos veículos atuais, popularmente conhecido como álcool, tem se tornado cada vez mais comum. Com a chegada dos carros flex, surgem dúvidas entre os motoristas quanto à utilização dos combustíveis e qual é a melhor opção para manter o motor mais limpo.

Segundo as últimas estatísticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), apenas 3,1% dos brasileiros possuem carros com gasolina, enquanto o uso de veículos flex é de 89,2%.

O álcool é composto por uma cadeia de moléculas (C2H60), e a gasolina conta com hidrocarbonetos que têm uma queima difícil de ser controlada. De acordo com Jerry Santos, consultor técnico da Audi Center Vitória, o etanol mantém o motor mais limpo. "Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores", salienta.

Cerca de 7% de água no álcool

Há uma tendência química de que o álcool absorva água e, por isso, diversas partes dos automóveis flex são resistentes à corrosão e oxidação. "Quanto mais tempo o álcool estiver no tanque, maior será a concentração de água. Dessa forma, há uma diminuição da temperatura interna dos cilindros e as impurezas são carregadas para fora do motor pelo escapamento", detalha o consultor técnico.

Com o uso do etanol ocorre uma baixa considerável do fluxo de CO2, diminuindo o volume da emissão de gases nocivos à atmosfera. Caso o motorista tenha o costume de fazer trajetos curtos rodando deste combustível, a troca de óleo precisa ser mais frequente. A recomendação é sempre procurar por postos de bandeira conhecida e desconfiar de combustível com preço abaixo do normal.