SAÚDE

Linhares: Projeto Vivenciarte amplia atendimentos com idosos

Projeto Vivenciarte amplia atendimentos com os idosos nos bairros e interior de Linhares

Em 25/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Projeto Vivenciarte

Por meio do projeto, os idosos participam de diversas atividades como aulas de dança, alongamento, dinâmicas, além de rodas de conversa com a psicóloga do Vivenciarte.

Com o objetivo de oferecer aos idosos serviços públicos diversificados que favoreçam um processo de envelhecimento com qualidade de vida, a equipe do projeto Vivenciarte da secretaria municipal de Assistência Social, ampliou os trabalhos de socialização com os vovôs e vovós nos bairros e interior do município. Atualmente, o projeto atende 450 idosos que são referenciados nos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Linhares.

Por meio do projeto, os idosos participam de diversas atividades como aulas de dança, alongamento, dinâmicas, além de rodas de conversa com a psicóloga do Vivenciarte. Também são ofertados atendimentos em saúde em parceria com o Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde – Naps.

Além disso, a equipe do projeto também oferece atendimento domiciliar para os idosos que se encontram em situação de isolamento, dependem de cuidados e que não conseguem frequentar as atividades de convivência.

As atividades são realizadas semanalmente e também visam assegurar os direitos dos idosos. Conforme a programação, nesta quinta-feira (25), as atividades são realizadas com os idosos do bairro Aviso, da Vila de Povoação, além dos distritos do Guaxe e Bebedouro. Já nesta sexta-feira (26), a equipe do projeto chega até os bairros Santa Cruz e Canivete.

Edilson Campista, de 64 anos, que é um dos assistidos da extensão do CRAS de Regência, afirma que as atividades são de extrema importância para cuidar da saúde mental e física.

“Depois que comecei a participar das atividades do Vivenciarte minha vida melhorou muito e me sinto mais disposto para fazer as tarefas do dia a dia. É importante que mais homens participem das atividades, porque também adoecemos e o projeto é uma ferramenta importante para cuidarmos da nossa saúde”, afirmou o idoso.

“Eu amo estar presente nas atividades e adoro manter em movimento tanto o corpo, quanto a mente. O Vivenciarte é um excelente projeto para cuidar dos idosos e transformar a vida daqueles que precisam de mais carinho e atenção”, disse dona Edna Amaral, de 73 anos, que é uma das assistidas da extensão do CRAS do Pontal do Ipiranga.

O coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni, destacou a importância de ampliar as atividades para mais localidades, principalmente para os territórios do interior do município.

“Esta é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos idosos, principalmente daqueles que tem dificuldades para acessar os serviços públicos na cidade. Nosso objetivo além de promover um envelhecimento saudável é assegurar os direitos dos vovôs e vovós como cidadãos”, destacou.

De acordo com Samuel, a partir da próxima semana também serão alinhados os dias para iniciar os atendimentos com os idosos das comunidades de Bagueira, Chapadão das Palminhas, Humaitá, Degredo.

Confira abaixo as regiões que as atividades são desenvolvidas semanalmente:

Segunda-feira

 Interlagos, Aviso, Brejo Grande, São Rafael e Japira.

Terça-feira

Bebedouro, Nova Esperança, Conceição e Desengano.

Quarta-feira

Regência, Pontal do Ipiranga, Rio Quartel e Baixo Quartel.

Quinta-feira

Aviso, Povoação, Bebedouro e Guaxe.

Sexta-feira

Santa Cruz e Canivete. (Por Julimar dos Santos Rampinelli-Ascom/PML)

Leia também:

Serra abre nesta quinta-feira (25), novas vagas para vacina
Atividade física reduz em 43% o risco de morte por Covid-19
Vitória abre agendamento para vacinação contra a Covid-19
Governo pede à Anvisa liberação de vacina contra monkeypox
Miocardite: o que é, quais causas, sintomas e seu tratamento
Covid: Brasil registra 20,2 mil casos e 203 óbitos em 24 horas
Guarapari abre agendamento para vacinação contra Covid-19
Rio terá mais um posto de testagem da varíola dos macacos
Campanha alerta para ameaça de retorno da paralisia infantil
Cariacica abre vagas para vacinação contra Covid-19 e Gripe

TAGS:
VIVENCIARTE | IDOSOS | ATENDIMENTOS | LINHARES | SERVIÇOS