TEMAS GERAIS

Maioria do STF mantém regras de pensão por morte do INSS

O STF votou pela mudança constitucional que alterou pagamento de pensão por morte.

Em 27/06/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Antônio Cruz/Agência Brasil

Os ministros julgaram a constitucionalidade do artigo 23 da Emenda Constitucional 103 de 2019. A emenda fixou que o pagamento da pensão será de 50% do valor da aposentadoria, acrescida de 10% por dependente.

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela validade da mudança constitucional que alterou o pagamento de pensão por morte paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O julgamento ocorreu de forma virtual e foi finalizado na sexta-feira (23).

Os ministros julgaram a constitucionalidade do artigo 23 da Emenda Constitucional 103 de 2019. A emenda fixou que o pagamento da pensão será de 50% do valor da aposentadoria, acrescida de 10% por dependente.

O cálculo foi contestado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar). A entidade alegou que houve redução desproporcional da pensão por morte.

Ao analisar os questionamentos, a maioria dos ministros seguiu voto proferido pelo relator, Luís Roberto Barroso. Para o ministro, não há inconstitucionalidade nas alterações previdenciárias.

"Não vejo, por fim, ofensa ao princípio da vedação ao retrocesso social. O princípio da vedação ao retrocesso, que ainda desperta controvérsias na doutrina, não pode ser interpretado como uma proibição a qualquer atuação restritiva do legislador em matéria de direitos fundamentais, sob pena de violação ao princípio democrático", afirmou.

O entendimento foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques. (Por André Richter/Agência Brasil)

Leia também:

Serra promove atividades afirmativas no mês do orgulho LGBTI+
Expansão e produção das drogas sintéticas alarma ONU
Mutirão inclui quase 16 milhões de brasileiros no Censo 2022
Otan e países europeus "vigiam" clima de tensão na Rússia
Operação Escola Segura registra 368 prisões e apreensões
EUA confirma a morte dos ocupantes do submersível
Vista como sustentável, Suzano acumula denúncias socioambientais
Presidente Lula e papa Francisco se encontram no Vaticano
Entidades fazem petição para inelegibilidade de Bolsonaro
Inverno começa nesta quarta, e País terá menos chuva

TAGS:
STF | MUDANÇA CONSTITUCIONAL | PENSÃO | INSS | MORTE