SAÚDE

Mesmo com Outubro Rosa, espera por mamografia na Serra (ES) é longa.

Mulheres não conseguem ou esperam muito para fazer a mamografia.

Em 22/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Outubro é o mês de alerta para a prevenção do câncer de mama, mas na rede pública da Serra, na Grande Vitória, mulheres têm dificuldades em marcar a mamografia. A espera pode levar meses e algumas acabam optando pela rede particular. A Secretaria Municipal de Saúde informou que vai passar a fazer mil exames por mês.

A aposentada Rosana de Oliveira, de Jacaraípe, cansou de esperar e resolveu pagar pelo exame. “Eu já tinha feito particular. Porque eu não posso esperar mesmo, estou no grupo de risco”, disse.

Rosana tem 62 anos e vários casos de câncer de mama na família. “Tenho uma irmã que já tirou mama. Tenho tias, tenho primas, e não é nem uma não. É de três a quatro primas com quadro da doença”, afirmou.

Todos os anos a aposentada precisa fazer a mamografia. Ela sempre procura a unidade de saúde do bairro, e é encaminhada para fazer o exame, mas por causa da demora, acaba pagando pra fazer na rede privada.

“Médico pede, né. E é propaganda que vá fazer o exame rápido, porque descobrindo cedo, tem tempo de cura. Mas como você vai fazer o exame, se você não tem? Posto de saúde e o governo não oferecem pra ninguém”, desabafou.

Segundo o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, até o mês passado, o município dependia da rede estadual de saúde para fazer o exame, mas garantiu que agora o município vai realizar mil exames por mês.

“Isso vai agilizar a realização do exame. E além disso, dobra a capacidade de fazer os exames de mamografia. Nós temos uma expectativa de que com esse volume que temos ofertado agora, em dois meses e meio todas as mulheres que precisam fazer o rastreamento, que já estão conosco, devidamente encaminhadas, deverão realizar o seu exame”, afirmou.

Fonte: g1-ES