SAÚDE

Ministério da Saúde certifica primeiras salas de apoio à amamentação no ES

O MS certificou oito salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta...

Em 19/12/2014 Referência JCC

O Ministério da Saúde (MS) certificou oito salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (18) no Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), em Vitória. Esses espaços, localizados em hospitais públicos, privados e filantrópicos, são os primeiros a receberem esse reconhecimento nacional
 
O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, exaltou as ações nessa área. “Esse é um legado que me deixa feliz, é uma vitória importante de uma equipe que se dedica muito tempo. Fizemos um esforço muito grande na política materno-infantil para implantar a Rede Bem Nascer, investindo em hospitais com foco na redução da mortalidade materno-infantil”, disse.
 
De acordo com a consultora técnica da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Renara Guedes Araújo, o Ministério da Saúde certificou, até o momento, 58 salas de amamentação em cinco estados brasileiros, incluindo o Espírito Santo. 
 
“Esse certificado é uma forma de reconhecimento à instituição que apoia e incentiva o aleitamento materno. As salas são importantes para que a mulher continue produzindo leite materno, mantendo a lactação”, explicou a consultora.
O evento contou com a presença de representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe), além de profissionais da área técnica de Saúde da Criança do Estado.
 
Salas
 
Para a referência da área técnica de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rosiane Ramos Catarino, a existência das salas no local de trabalho estimula as mulheres a continuarem amamentando mesmo após o quarto ou o sexto mês de licença-maternidade. Ela explica que as mulheres que contam com a sala de apoio podem retirar e congelar o leite, e levá-lo para casa no fim do expediente para que seja dado ao bebê no dia seguinte, enquanto ela estiver trabalhando.
 
De acordo com ela, a iniciativa visa promover o aleitamento materno, pois a amamentação contribui para a redução de infecção respiratória, diarreia e alergias. Desse modo, esses pequeninos adoecem menos porque têm acesso ao leite materno, diminuindo o afastamento das mulheres do trabalho em virtude das doenças de seus filhos.
 
De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Saúde da Criança, o Governo do Estado, apoiado pelo MS, tem incentivado e auxiliado as empresas que desejam estimular a amamentação com a instalação da sala de apoio. O Governo do Estado vem sensibilizando e orientando gestores de instituições públicas e privadas que tenham mulheres em período fértil na criação de salas de apoio à amamentação.
 
Bancos de leite
 
Os sete bancos de leite que funcionam no Espírito Santo receberam, na mesma ocasião, o Certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano, concedido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IBERBLH) com o patrocínio da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.
 
O certificado atesta a qualidade do serviço e é concedido aos bancos que seguem determinados padrões de manejo do aleitamento, considerando a coleta, a pasteurização e a distribuição do leite. 
 
Hospitais que tiveram a sala de apoio certificada:
 
Hospital Estadual Dório Silva - Serra
Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba) – Vila Velha
Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moares (Hucam) – Vitória
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Hospital e Maternidade São José – Colatina
Hospital e Maternidade de Carapina – Serra
Hospital da Unimed – Vitória
Hospital e Maternidade Pró-Matre – Vitória
 
Bancos de leite que vão receber o certificado:
 
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Centro de Referência Estadual) - Vitória
Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba) – Vila Velha
Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Dório Silva - Serra
Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo - Vitória
Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Banco de Leite Humano Madre Gertrudes de São José - Colatina
Banco de Leite Humano Edson Rebelo Moreira, do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
 
Fonte:Secom ES