SAÚDE

Nutricionista dá dicas de alimentação durante a gravidez.

É o que afirma a nutricionista Tatiana Lessa, do Hospital Metropolitano.

Em 29/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma gestação tranquila está diretamente relacionada ao cuidado com a alimentação. É o que afirma a nutricionista Tatiana Lessa, do Hospital Metropolitano. Segundo ela, além de contribuir para o crescimento e o ganho de peso do bebê, a boa nutrição reduz o risco de complicações durante o parto.

“A grávida deve estar atenta ao consumo de vitaminas e minerais essenciais para a saúde dela e da criança. A deficiência de ferro, por exemplo, é a mais comum nessa fase, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e o parto prematuro e a insuficiência cardíaca na mãe estão entre as consequências dessa carência”, explica.

Por esse motivo, a recomendação é ter uma dieta variada e um prato bem colorido. “O planejamento alimentar deve incluir muitas verduras e frutas, mas sem esquecer da importância da proteína presente nas carnes e nos ovos”, sugere Tatiana Lessa.

A profissional destaca ainda que os acompanhamentos médico (pré-natal) e nutricional desde o início ajudam a mulher a identificar as suas necessidades, que, se não forem sanadas, podem levar ao desenvolvimento de doenças, como a diabetes e a hipertensão durante o período.

Programação

O que pode ou não ser consumido e quais alimentos ingerir em episódios de azia ou enjoos são algumas das dúvidas que serão esclarecidas pela nutricionista Tatiana Lessa, no próximo dia 5 de abril, durante ciclo palestras gratuitas dirigidas para grávidas e acompanhantes, no Hospital Metropolitano.

De acordo com a coordenadora de enfermagem Viviane Andrade, essas questões foram comumente levantadas pelo público ao longo dos cinco anos de realização do curso pela instituição. “Com isso, identificamos a necessidade também de um profissional da área de nutrição”, disse.

As alterações fisiológicas que acontecem durante a gravidez, os tipos de parto, os cuidados com o recém-nascido, a amamentação, a sala de parto e o primeiro contato da mãe com o bebê são outros assuntos do evento.

Foram disponibilizadas 40 vagas, e as futuras mamães devem se inscrever pelo telefone 2104-7089.

Algumas dicas de como se alimentar durante a gestação

- Não comer muito: diferentemente do que muitos dizem, a mulher não deve comer por dois, e sim procurar consumir os nutrientes essenciais para a saúde dela e da criança. A palavra-chave é qualidade, e não quantidade;

- Montar um prato colorido: apostar na variedade de alimentos, com frutas, verduras e proteínas;

- Buscar orientação profissional: o médico e o nutricionista serão capazes de apontar as necessidades da mãe e do bebê e sugerir o melhorplanejamento alimentar, o que é muito importante, principalmente para as diabéticas, as hipertensas e aquelas com intolerâncias alimentares.

Serviço

Curso gratuito para gestantes: preparando a família para uma nova vida

Data e horário: 5 de abril, das 13h30 às 18h.

Local: Espaço Metropolitano de Eventos - Localizado no primeiro andar do Edifício Metropolitano Tower.

Endereço: Avenida Eldes Scherrer de Souza (Av. Civit), 558, Laranjeiras, Serra.

Inscrições: pelo telefone 2104-7089 (falar com Eurides).

Vagas: 40

Temas:

- Alterações fisiológicas na gravidez e os tipos de parto  João Gabriel Nicoletti, médico ginecologista e obstetra

- A sala de parto e o primeiro contato com o bebê  Vanuza Leal, médica pediatra e intensivista

Cuidados com o recém-nascido: o banho ao umbigo  Viviane Silveira, enfermeira coordenadora

Amamentação – Italice Moreira, enfermeira

Nutrição para gestantes – Tatiana Lessa, nutricionista clínica