SAÚDE

Os benefícios das corridas de rua proporcionados à saúde.

Essas práticas proporcionam benefícios de adaptação, principalmente no quesito cardiorrespiratório.

Em 23/05/2015 Referência JCC

De norte à sul, de leste à oeste, as corridas de rua são praticadas em todos os cantos do mundo. Os benefícios dessa atividade são diversos, ainda mais quando existe mais de uma opção de modalidade. Segundo o educador físico do Clube Curitibano, Daniel Gutstein Ulandoski, todas essas práticas proporcionam benefícios de adaptação, principalmente no quesito cardiorrespiratório. “Tanto a caminhada quanto a corrida favorecem a adaptação cardiovascular e neurovascular. Não são os exercícios mais indicados para força, mas são muito positivos para outros objetivos. Até a caminhada, que pode não ser considerada um exercício de grande ganho, é muito benéfica para pessoas que estão há muito tempo sem praticar atividades físicas,” explica.

Outro exercício que também pode fazer parte das maratonas é a bike. De acordo com Ulandoski, os ganhos cardiorrespiratórios são praticamente os mesmos da corrida, mas a bicicleta se sobressai em um quesito: “a bike ganha da corrida na questão do impacto, porque preserva o praticante . Por esse motivo, muitas vezes o exercício atinge um público maior do que a corrida”.

 INTERSEDES

Essas três modalidades são tradicionais na Intersedes, que esse ano está na oitava edição. Promovido pelo Clube Curitibano, o evento acontece no próximo domingo (24) e possui 30 km no total. Para os corredores, a prova pode conter 5km, 10km, 15km e 30km. Já a caminhada contempla 5km e a bike, 30km. Segundo Ulandoski, numa prova como a deste final de semana, é importante ter controle e moderação. “A corrida de rua é mais real e difícil, pois além de subidas e descidas, ela também pode conter irregularidades no solo. Por isso, é preciso tomar cuidado para não se machucar e não ir com muita sede ao pote. O ideal é que o esforço aplicado na prova seja gradativo, mas também não pode deixar de ser ambicioso, pois a motivação faz você ir mais longe, querer e fazer algo a mais,” diz.

De acordo com Rhoger Zanetin, supervisor de esportes do Clube Curitibano, a 8ª Intersedes tem um percurso basicamente plano, com um pouco de inclinação na Lamenha Lins e no final da prova, já que perto da chegada há uma serra de 2km. A principal dica que o organizador da corrida dá aos quase 700 inscritos é atenção, pois como as ruas da Intersedes são abertas, os balizadores que dão apoio à prova são responsáveis em parar o participante e não os carros que estiverem na rua. Além disso, “é importante cuidar da alimentação, tomar um café reforçado, mas não tão próximo da prova. Lembre-se de se hidratar, mas não tomar água demais, para não causar possível mal-estar. A água gelada também tem uma absorção mais rápida pelo organismo, então é uma boa pedida durante o percurso. Com relação ao vestuário, o Clube oferece uma camiseta da corrida, que tem uma boa absorção de suor, então o participante só precisa lembrar de levar um tênis próprio para corrida e um shorts de material leve“, afirma.

A 8ª Intersedes é uma realização do Clube Curitibano e conta com a parceria da Cini Bebidas, BPM Assessoria Esportiva, Amil e Rimatur Transportes.

Por Ariane/literallink