SAÚDE

Paciente com suspeita de coronavírus no ES segue internado

A confirmação se ele está infectado pelo Covid-19 poderá demorar até uma semana.

Em 26/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

fOTO: ccnews brasil/dIREITOS RESERVADOS

O homem de 54 anos que está internado no Espírito Santo com suspeita de coronavírus já passou por alguns exames, que terão resultado divulgado ainda na tarde desta quarta-feira (26), mas a confirmação se ele está infectado pelo Covid-19 só sai em até uma semana. A informação foi passada pelo coordenador do Centro de Operações Estratégicas do Estado, Luiz Carlos Reblin.

Os exames que têm resultado mais rápido são os que identificam outras doenças respiratórias, tais como a Influenza. Se nenhuma delas for confirmada, o material coletado do paciente será encaminhado para ser feito o exame que identifica o coronavírus.

"Primeiro vamos fazer exames para verificar outras doenças respiratórias e os resultados devem ficar prontos na tarde desta quarta-feira (26). Se ele tiver a Influenza, por exemplo, o caso fica encerrado aqui e ele será cuidado para tratar a Influenza. Se não tiver a detecção de nenhuma outra virose, esse material coletado dele será encaminhado para uma outra unidade de referência, que no nosso caso é a Fio Cruz no Rio de Janeiro, e aí vai demorar cerca de sete dias para sair a confirmação ou não para o coronavírus", explicou Reblin.

O paciente, que não teve a identidade revelada, está internado desde esta terça-feira (25) no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Ele passou 11 meses da Itália e deixou o país no dia 22 de fevereiro, chegando ao Brasil no dia seguinte, de avião. Logo começou a sentir febre e sintomas respiratórios.

Reblin também deu outros detalhes sobre o estado de saúde do paciente e disse que ele só está em isolamento com internação porque já possuía outros problemas de saúde anteriores.

"É um paciente estável, respira em ar ambiente, os sintomas respiratórios são brandos, mas ele tem outras doenças prévias que fazem com que ele precise ficar internado. É um quadro próprio do paciente, que não temos autorização de divulgar. Mas eu friso que cerca de 85% das pessoas que adoecem pelo Covid-19 não precisam de internação, ficam em isolamento domiciliar", disse.

Ainda não há informações sobre se ocorreu algum contato entre o paciente e o homem está infectado como coronavírus, de São Paulo, mas Reblin informou que a Anvisa está coletando dados sobre passageiros que estiveram nos mesmos voos para o Brasil que o capixaba.

Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Esse caso do Espírito Santo ainda não entrou na contagem do Ministério da Saúde porque os boletins diários, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia em todo o Brasil. Segundo o ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.

Na última segunda-feira (24), o Ministério da Saúde divulgou que passou a enquadrar também, na definição casos suspeitos de Covid-19, pessoas com histórico de viagens a 15 países: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã, Tailândia, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia, além da China.

Trajetória do paciente

Ele procurou, inicialmente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, na tarde desta terça-feira (25) ao sentir os primeiros sintomas. O local chegou a ter os atendimentos suspensos por causa dessa suspeita, mas tudo já foi normalizado.

Em seguida, em foi encaminhado para o hospital de referência, Dr. Jayme Santos Neves. Pessoas que estava no local quando o paciente chegou disseram que funcionários distribuíram máscaras a todos.

O subsecretário de Saúde da Serra, Aldo Lugão, explicou que todos os procedimentos estão sendo feitos.

"A primeira coisa que preenche o protocolo é que ele veio de uma região onde houve casos confirmados. Como ele está com o quadro respiratório de tosse, dor de garganta, febre, já nos dá requisito para colocá-lo como caso suspeito. A princípio é um quadro respiratório como a gripe, mas como ele está com febre e veio da Itália e estamos em alerta", disse.

Como é o diagnóstico de coronavírus pelo Ministério da Saúde. — Foto: Arte/G1 Como é o diagnóstico de coronavírus pelo Ministério da Saúde. — Foto: Arte/G1

Como é o diagnóstico de coronavírus pelo Ministério da Saúde. — Foto: Arte/G1

Dicas de Prevenção

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos
  • Ciclo do novo coronavírus - transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1

Ciclo do novo coronavírus - transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1. (Com informações do G1/ES)