SAÚDE

Plantas podem ser aliadas contra o Aedes aegypti, diz médica do ES.

Manjericão, Capim Citronella, Capim Cidreira, são exemplos.

Em 10/12/2015 Referência JCC

O combate ao mosquito Aedes aegypti pode começar dentro de casa, através das plantas. Segundo a médica naturalista, Henriqueta Sacramento, alguns vegetais têm o poder de afastar insetos e funcionam como repelentes naturais. Assim, é possível plantá-los ou fazer produtos naturais para passar na pele e na limpeza de casa. 

Nesta listagem estão plantas como Manjericão (Roxo ou Branco), Capim Citronella, Capim Cidreira, Alecrim, Andiroba, Cravo da Índia e a Melissa. “Essas plantas são ricas em óleos essenciais, que quando liberados ajudam a afastar insetos, inclusive os mosquitos”, explica Henriqueta.

Segundo a médica, as essências são lançadas no momento de estresse da planta, que ocorre em contato com o sol e o vento. Além de criarem um ambiente perfumado, que se assemelham a aromas do eucalipto e do limão, tais substâncias são capazes de criar uma barreira natural.

Henriqueta também ressalta que um estudo revelou que a andiroba e o cravo da índia são tão poderosas para afastar mosquitos, quanto a Icaridina, composto utilizado na fabricação de repelentes e que deriva de uma pimenta.

Entretanto, a médica explica que o plantio ou a compra das plantas não deve ser usado como desculpa para morador não promover outras ações de combate.

“Sem dúvida o cuidado para combater a proliferação do Aedes, como em locais que a água fica parada, ralos, vasos, entres outros, é o essencial”, explicou Henriqueta.

Fonte: G1-ES