SAÚDE

PML terá Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite

Linhares terá Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite, gripe e dengue sábado (8)

Em 07/06/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Contra a paralisia infantil a meta da secretaria de Saúde de Linhares é vacinar 9.815 crianças atingindo a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, está mobilizada para a realização neste sábado (8) do Dia D de vacinação contra a pólio para crianças de 1 a 4 anos. Na oportunidade, os 35 postos de saúde do município, dos bairros e do interior, estarão extraordinariamente abertos das 8 às 16 horas para a imunização contra a paralisia infantil.

Neste mesmo dia estarão disponíveis as vacinas contra a gripe (aberta para a população em geral, de crianças a idosos) e da dengue que vacina pessoas entre 10 e 14 anos.

Contra a paralisia infantil a meta da secretaria de Saúde de Linhares é vacinar 9.815 crianças atingindo a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Até o momento foram vacinadas 564 crianças.

Contra a gripe a meta é atingir 36.609 pessoas vacinadas (até o momento 15.034 foram imunizadas)  o que corresponde a 41,07% e contra a dengue o público alvo são  crianças   e adolescentes de 10 a 14 anos  e até o momento 3.015  foram imunizadas.

“A importância dessa campanha é fazer o resgate dessas crianças não vacinadas para ampliar a cobertura vacinal e para que a poliomielite, a paralisia infantil, que é uma doença grave, não retorne para o nosso território. A vacinação é a única forma de prevenção”, defende a diretora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.

Ela destaca que a iniciativa de abrir as unidades para vacinar contra a gripe e a dengue é também ampliar a cobertura vacinal destes públicos-alvo para que a população esteja protegida e evite o agravamento de doenças.

O país não registra casos de poliomielite desde 1989. Em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Porém, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Linhares recebeu 9.500 doses até o momento.

Jackelene finaliza com um chamado:

“Pais e responsáveis, não percam tempo. Peguem suas crianças, o cartão de vacinação, documento de identidade, procurem uma unidade básica de saúde e levem suas crianças para se vacinarem. Lembrando que essa é a última campanha de vacinação da gotinha. A partir do segundo semestre, os reforços serão injetáveis”. (Por  Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Dia do teste do pezinho destaca prevenção de doenças em RN
PMVV: Dia D contra Poliomielite terá nove postos de vacinação
Inscrição para 2ª etapa do Revalida começa nesta sexta (7)
Cariacica leva exames para marisqueiras de Mangue Seco
Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (6)
Cachoeiro supera índice de abastecimento de medicamentos
Brasil pode retomar certificação de país livre de sarampo
Serra terá Dia D de vacinação contra a poliomielite no sábado
Vitória oferece vagas para vacinação contra a gripe e dengue

TAGS:
LINHARES | DIA D | VACINAÇÃO | POLIOMIELITE | GRIPE