SAÚDE

Prefeitura de Serra suspende consultas eletivas até 15 de janeiro

Portaria que suspende até 15 de janeiro, será publicado no Diário Oficial desta quarta (29).

Em 29/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMS

A portaria de número 168/2021, que suspende desta quarta (29) até 15 de janeiro de 2022, será publicada nesta quarta (29), no Diário Oficial.

Diante de mais uma situação de emergência provocada pelo aumento no número de casos de pacientes com síndrome gripal, a Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Saúde, vai publicar, no Diário Oficial desta quarta-feira (29), a portaria de número 168/2021, que suspende até 15 de janeiro de 2022 os atendimentos e agendamentos de consultas eletivas nas Unidades Básicas e Regionais de Saúde do Município. Esse prazo pode ser alterado, conforme avaliação da Vigilância Epidemiológica Municipal.

A Saúde da Serra ressalta que a decisão é mais uma ação da Prefeitura da Serra para distribuir a demanda de pacientes com síndrome gripal que chegam às três Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) do município. Desde meados de dezembro, momento em que foi notado um aumento significativo de pessoas com suspeita de Influenza, a Secretaria de Saúde da Serra tem ampliado o quantitativo de médicos nas UPAs de Carapina, Castelândia e Serra Sede, como em algumas Unidades Regionais de Saúde, que também estão com horários de atendimento estendido.

Com essa portaria, também até 15 de janeiro de 2022, os casos de síndrome gripal seguirão com reforço de mais médicos na Unidade Regional de Novo Horizonte, que estará aberta, de segunda a sexta, exceto nos feriados, até 19 horas. As Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe e Serra Dourada seguem funcionando até 21 horas, com mais médicos. Feu Rosa, que já atende até 21 horas, também continuará com reforço médico.

A partir desta quarta (29), de segunda a sexta, exceto nos feriados, as equipes de saúde que atuam nas Unidades Básicas e demais Regionais de Saúde da Serra vão concentrar seus esforços no atendimento aos pacientes com sintomas gripais. Com demanda livre, os munícipes receberão atendimento médico e serão submetidos a testes rápidos de Covid-19.

As Unidades Básicas de Saúde ficam abertas de segunda a sexta, exceto em feridos, das 7 às 17 horas. No entanto, as equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde de José de Anchieta e Nova Carapina I atendem das 7 às 19 horas. O atendimento na Unidade Regional de Saúde de Boa Vista acontece das 7 às 17 horas. Na Unidade Regional de Saúde de Serra Sede, o serviço é das 07 às 19 horas.

Reagendamento

A Secretaria de Saúde da Serra salienta que serão reagendadas as consultas eletivas dos pacientes que tiverem seus atendimentos e agendamentos de consultas eletivas suspensos durante a vigência da portaria.

Vale a pena destacar que serão mantidos os atendimentos dos casos em que o atendimento se constitui como essencial para garantia do bem-estar e preservação da vida do usuário como: pacientes com quadro respiratório agudo; hipertensos descompensados; portadores de diabetes descompensados; portadores de HIV/AIDS; portadores de doenças autoimunes; tratamento de sífilis; em tratamento contra a tuberculose; em tratamento contra a hanseníase; primeira consulta de puericultura; criança com quadro infeccioso ou situação de risco; consulta de exame pré-natal; triagem de neonatal (Teste do Pezinho); testagem de IST em gestante; curativos; preventivos; vacinação; laboratórios de análises clínicas; atendimentos de saúde mental; pequenas cirurgias e renovação de receitas de uso contínuo.

Leia também:

Vila Velha: vacinação noturna em Jaburuna e Nova América
Vitória suspende consultas eletivas nas Unidades de Saúde
Feriado com vacinação contra gripe e Covid-19 em Cariacica
Chegada do verão e os cuidados com a proteção da pele
Ministério: vacinação de crianças deve começar em janeiro
"Minha filha não vai se vacinar", afirma Presidente Bolsonaro
Cariacica terá vacinação sem agendamento em supermercado
Serra abre 3.180 vagas de vacina nesta segunda-feira (27)
Coreia do Sul autoriza uso emergencial de pílula da Pfizer
Não vacinados idosos têm 85 vezes de chance de ir para UTI

TAGS:
SERRA | CONSULTAS | SUSPENDE | ELETIVAS | SÍNDROME | GRIPAL