DIREITOS HUMANOS

Prêmio Maria Luiza Dadalto reconhece parceiros apaeanos

A Feapaes-ES celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Em 21/08/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: (Ilustrativa/6ª Edição)/Hélio Filho-Secom/ES

Este ano, o "Prêmio Maria Luiza Dadalto", que é uma iniciativa da Feapaes-ES com o Governo do Estado, vai homenagear José Boldrini, Octacilio Geraldo do Carmos Filho e a empresa EDP.

Em meio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que vai de 21 a 28 de agosto, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), junto com o Governo do Estado, celebra as pessoas e instituições parceiras do movimento apaeano. A entrega da 8ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto será realizada no dia 24 de agosto, no Palácio Anchieta

Este ano, o Prêmio Maria Luiza Dadalto vai homenagear José Boldrini e Octacilio Geraldo do Carmos Filho, além da empresa EDP, parceira na captação de recursos para o movimento apaeano.

“É sempre uma honra muito grande entregar esse prêmio a pessoas e instituições que fazem parte do nosso movimento, que é fruto dessa união e empenho”, afirma o presidente da Federação, Vanderson Gaburo.

Homenageado na categoria pessoa física, José Boldrini conhece o movimento apaeano como poucos. Pai de uma pessoa com deficiência, ele dedicou a maior parte de sua vida à causa. Participou da fundação da Apae Vitória e exerceu diversos cargos ao longo dos anos. Na Federação, atuou como Primeiro Diretor Financeiro da Federação das Apaes do Espírito Santo nos períodos de 2012 a 2017, também participando de comissões internas em Apae da região centro.

O outro homenageado na categoria pessoa física começou a trabalhar em prol das pessoas com deficiência em 1991, na Pestalozzi. Octacilio Geraldo do Carmo Filho nasceu e cresceu em Varge Alta, sempre cercado por pessoas envolvidas com o cuidado e amor ao próximo. Hoje, integra a diretoria executiva da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo (Fepestalozzi-ES). 

O Prêmio Maria Luiza Dadalto chega à 8ª edição reconhecendo o apoio de pessoas e instituições que integram o movimento apaeano. Iniciado em 2014, o evento foi suspenso durante a pandemia, mas retornou em 2022.

A Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma instituição que trabalha desde 1992 para o fortalecimento das Apaes do estado. É formada por 42 instituições, sendo 40 Apaes, a Vitória Down e a Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes). (Por Marcela Reis/AsImp)

Leia também:

Crise mundial de cuidado afetará 2 bilhões de pessoas até 2030
Auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência vai a sanção
Pesquisa mostra como paternidade desafia homens negros

TAGS:
PRÊMIO | FEAPAES-ES | RECONHECIMENTO | PESSOAS | ENTIDADES