SAÚDE

Profissionais do PA da Glória participam de capacitação sobre dengue

População de V.Velha/ES também pode ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença.

Em 19/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com o Governo do Estado, realizará nos próximos dias 19, 21, 25 e 29 de maio, uma capacitação sobre a dengue (tipos da doença e tratamento adequado), para os profissionais de saúde que trabalham no Pronto Atendimento da Glória.
 
A Médica Infectologista e Referência Técnica do Estado, Theresa Cristina Cardoso, será a responsável por replicar o treinamento sobre o manejo clínico para tratar pacientes com dengue. “O treinamento acontecerá em diferentes dias para alcançarmos todas as equipes que realizam plantões no PA da Glória. A intenção é capacitar todos os profissionais de saúde que trabalham no PA”, disse a secretária de Saúde de Vila Velha, Andreia Corteletti.
 
“Essa mesma capacitação foi realizada no ano passado para todos os Profissionais de Pronto Atendimento, Hospital e Unidades de Saúde. Como o PA da Glória está trabalhando com nova força de trabalho (em março de 2015, a Organização Social do grupo Meridional assumiu a gestão compartilhada com o a Secretaria de Saúde), achamos importante capacita-los também”, disse a secretária.
 
Combate - Vila Velha não está apenas remediando os casos de dengue. No município, o mosquito vem sendo combatido de várias formas. Para evitar que o município tenha uma epidemia de dengue, o coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Semsa), Carlos Henrique Ribeiro, contou que o município está intensificando às ações de combate ao vetor, com o aumento das visitas domiciliares nas áreas prioritárias, com maior índice de infestação; eliminação, tratamento de criadouros e conscientização da comunidade no controle da doença.

“Estamos realizado visitas quinzenais aos pontos estratégicos da cidade, como borracharias e ferros velhos, além de dar continuidade às ações de bloqueio de casos da doença utilizando o pulverizador costal. Também estamos realizando ações de educação e saúde nas escolas, com palestras e teatros com fantoches”, contou Carlos Henrique.

Os carros fumacês (termonebulizador) são exclusivos para o controle do mosquito culex (pernilongo) e passam em todos os bairros em períodos quinzenais. 
 
Confira outras medidas para prevenção da dengue que devem ser realizadas pela população: 
 
- Limpar as calhas e lajes das casas. Se houver piscina, lembrar de deixar a água sempre tratada;
- Manter recipientes/locais de armazenamento de água, como caixas d’água, poços, latões e tambores, bem fechados;
- Guardar garrafas vazias de boca para baixo;
- Eliminar a água acumulada em plantas, como bambus, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge, dentre outras;
- Entregar pneus inutilizados para a equipe de limpeza pública, ou orientar a quem quiser conservá-los que o faça em locais protegidos da água da chuva;
- Verificar se existem pneus, latas ou qualquer outro objeto que possa acumular água nos terrenos baldios;
- Não deixe qualquer depósito de água aberto (ex.: potes, tambores, filtros, tanques e outros). Como o mosquito é bem pequeno, qualquer fresta neste tipo de depósito é suficiente para a fêmea conseguir colocar ovos e iniciar um novo ciclo;
- No caso de uso de pratos nos vasos de plantas, não deixar acumular água neles e nos xaxins. Coloque areia, preenchendo o prato até sua borda, ou lave-os antes de viajar com esponja ou bucha e sabão para eliminar completamente os ovos do mosquito. Essa limpeza deve ser feita semanalmente. 
- Tampar as garrafas antes de colocá-las no lixo;
 - Manter o lixo tampado e seco até seu recolhimento;
- Separar copos descartáveis, tampas de garrafas, latas, embalagens plásticas, enfim, tudo que possa acumular água. Fechar bem em sacos plásticos e colocar no lixo.

Fonte:PMVV