SAÚDE

Projeto de artesanato ajuda a melhorar a saúde de pacientes

Um projeto de artesanato ajuda na saúde de pacientes em Unidade de Saúde de Linhares.

Em 04/10/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Kevin Fracalossi-Ascom/PML

A oficina acontece toda quarta-feira, a partir das 13 horas, no auditório da Unidade de Saúde do Bairro São José, sem fins lucrativos.

Um remédio além do remédio. É o que pode ser considerado o projeto Oficina Dona das Artes desenvolvido na Unidade de Saúde do bairro São José, em Linhares. O projeto envolve as mulheres atendidas da unidade na produção de artesanatos.

A Oficina Dona das Artes nasceu em agosto de 2019 por iniciativa da agente comunitária de saúde Maria da Penha Rizzi durante o acompanhamento às pacientes com diabetes, hipertensão arterial e transtornos como ansiedade, depressão e outros. Ela notou que o engajamento das mulheres em outras atividades, como a produção de artesanatos, resultaria em uma melhor qualidade de vida.

“Nas visitas às pacientes, notamos que muitas delas precisavam, além da medicação, um acolhimento para compreender a importância de tomar a medicação e uma atividade além disso. Daí, surgiu a ideia do artesanato como forma de aprender com as outras experiências, ter um olhar diferenciado para o outro, ‘aprender a aprender’. Foi uma maneira de desenvolver as habilidades, a criatividade que nem elas imaginavam ter”, descreveu a agente comunitária.

Moradora do Bairro São José, Maria da Penha Batista dos Santos participa das atividades. Ela avaliou a iniciativa.

“Se a gente ficar sem a oficina, a gente fica doente. É um trabalho muito bom. Depois que começamos a oficina, me sinto bem melhor. É ótima a convivência com as outras pessoas. Aprendi muito com as oficineiras. Amo a oficina. Se acabar, vou me sentir muito mal. A gente vê a felicidade nos olhos das companheiras”, testemunhou.

O enfermeiro chefe da Unidade, Anderson Tonetto, reforçou a importância da oficina na Estratégia Saúde da Família, ao informar que é uma das atuações da Atenção Primária à Saúde na unidade básica.

“É aliar as políticas de atenção básica da saúde, que são a porta de entrada de saúde para os usuários, com a qualidade de vida que buscamos oferecer a eles”, disse.

Anderson lembrou do princípio da igualdade:

“Proporcionamos aos pacientes uma forma de desenvolver suas habilidades, se relacionar com outras pessoas e ter uma melhor aceitação no tratamento e no uso da medicação através da convivência e experiência na atividade”.

A oficina acontece toda quarta-feira, a partir das 13 horas, no auditório da Unidade de Saúde do Bairro São José, sem fins lucrativos. As peças artesanais produzidos pelas mulheres são levadas para casa por elas. Caso haja interesse, todas as pessoas do bairro podem participar do projeto. O material produzido pode ser acompanhado pelas redes sociais @oficinadonadasartes. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Outubro Rosa: Câncer de Mama. Vamos falar sobre isso? 
Serra está com programação voltada para a saúde do idoso
US de Cachoeiro terão ações alusivas ao Outubro Rosa
Covid-19: Brasil tem 4.996 casos e 51 mortes em 24 horas
Vacinação contra polio continua em todas as US de Linhares
Serra abre novas vagas de vacina nesta segunda-feira (03)
Anvisa autoriza estudo para nova vacina contra a covid-19
Vitória disponibiliza mais de 3.000 doses de vacina hoje (3)
Cachoeiro: Vacinação contra polio é prorrogada até 31/10
Outubro Rosa: Serra oferece programa de saúde da mulher
> Transplante de fígado passa a integrar cobertura da ANS

TAGS:
LINHARES | PROJETO | SAÚDE | UNIDADES DE SAÚDE | ARTESANATO