SAÚDE

Risco de pneumonia aumenta com a chegada do inverno

Basta a temperatura cair um pouquinho para que as doenças respiratórias ataquem.

Em 06/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Basta a temperatura cair um pouquinho para que as doenças respiratórias ataquem com mais força a saúde de muitas pessoas. Tosse, espirros, nariz entupido são apenas alguns dos sintomas que tomam conta da população na estação mais fria do ano.

De acordo com a médica pneumologista Jéssica Polese, quem tem crianças e idosos na família deve ficar atento à pneumonia, já que esses grupos têm mais riscos de desenvolver a doença.

Em 10 anos, as mortes por pneumonia no Brasil aumentaram 87%. Um dos motivos para esse aumento é a crescente resistência bacteriana aos antibióticos, dificultando o tratamento com as drogas habituais. Além disso, doenças como a rinite e sinusite alérgicas desenvolvem um meio propício para a replicação bacteriana, com muco e condições para a multiplicação com posterior infecção.

Os sintomas mais frequentes são tosse, febre alta, calafrios, palidez e forte dor no tórax, fazendo com que às vezes a doença seja confundida com uma gripe ou resfriado. Mas se não tratada corretamente, a pneumonia pode trazer complicações. “A pneumonia pode atingir os pulmões inteiros ou em partes. Dependendo do grau a que a doença chegue, ela requer uma rápida hospitalização do paciente para o início do tratamento”, explica a especialista.

Para evitar a doença, a médica Jéssica Polese recomenda tomar a vacina antipenumocócica e não fazer uso indiscriminado de antibióticos. “Um estilo de vida regrado com sono e alimentação adequados também diminui a possibilidade de infecção, assim como evitar locais aglomerados”, adverte.