SAÚDE

Rotina de alimentação saudável ajuda no combate ao câncer

Algumas doenças são gatilhos para o desenvolvimento de alguns tipos da doença.

Em 09/04/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

O dia 8 de abril foi marcado mundialmente como o Dia de Combate ao Câncer e algumas doenças têm se tornado gatilho para o desenvolvimento de alguns tipos da doença. A obesidade, por exemplo, é um grande fator de risco para todos os tipos de câncer e tem trazido preocupação.

Pensando nisso, o Grupo Oncoclínicas aborda a alimentação saudável como foco da campanha, que tem como tema “Cor é vida. Alimente-se de saúde!”. Entre os dias 8 de abril e 8 de maio, o Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) – unidade do Grupo Oncoclínicas – vai desenvolver ações de conscientização sobre alimentação saudável.

A Doutora Fernanda Cesar, oncologista do Cecon, comentou que nesta segunda (8) pessoas de todo o mundo se unem em um movimento organizado anualmente pela União de Controle Internacional do Câncer (UICC). A ação conscientiza sobre os esforços globais para reduzir o ônus do câncer e pressiona líderes de governos a tomarem uma ação definitiva contra a doença. O tema deste ano, "Eu sou e eu vou", faz um apelo a líderes globais, legisladores, profissionais médicos, defensores dos pacientes para um compromisso pessoal na luta contra o câncer.

“Como médica oncologista, entendo ser fundamental a democratização do acesso a informações claras de atitudes preventivas que fazem a diferença – uma responsabilidade compartilhada entre medicina, governo e imprensa. A principal das informações está sendo a importância de cessar o consumo de tabaco como ação efetiva de prevenção ao câncer”, destaca a oncologista.

Ela acrescenta ainda a grande importância de enaltecer o que a ciência comprova com clareza: que sedentarismo, sobrepeso, obesidade e má nutrição são fatores de alto risco e que juntos são responsáveis por 20% dos casos de câncer. “É fundamental adotar um estilo de vida ativo e saudável, que contemple atividade física e uma alimentação saudável, rica em alimentos frescos, livres de conservantes, e agrotóxicos e outras toxinas, e com baixo consumo ou livre de alimentos processados e industrializados”, reforça Fernanda.

Uma das formas de combater o câncer é modificando alguns hábitos pouco saudáveis do dia a dia, como a substituição de uma comida caseira por um fast food, por exemplo.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL