SAÚDE

Sesa doa tablets para pesquisa sobre câncer de pele da UFES

São 24 tablets ao Programa de Assistência Dermatológica (PAD) à população rural vulnerável.

Em 23/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SESA

Segundo a coordenadora, os tablets vão possibilitar a informatização e integração dos dados médicos e epidemiológicos, facilitando o diagnóstico, tratamento, prevenção e notificação dos casos de câncer de pele no Estado.

Profissionais da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), realizaram, nesta terça-feira (22), a entrega de 24 tablets ao Programa de Assistência Dermatológica à população rural vulnerável e com câncer de pele (PAD), desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A doação dos materiais faz parte da parceria entre o Estado e o programa no fortalecimento da vigilância do câncer relacionado ao trabalho, e a aquisição se deu por meio de reversão de multa do Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Iniciamos uma parceria no segundo semestre de 2021 com o PAD para o desenvolvimento de ações de forma a identificar casos de câncer de pele relacionados ao trabalho. O PAD é um programa consolidado e muito importante no combate ao câncer de pele no Estado, e vimos a importância de estarmos juntos, uma vez que muitos desses cânceres identificados estão também relacionados às condições de trabalho daquela população”, explicou a coordenadora do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesa, Liliane Graça Santana.

Segundo a coordenadora, os tablets vão possibilitar a informatização e integração dos dados médicos e epidemiológicos, facilitando o diagnóstico, tratamento, prevenção e notificação dos casos de câncer de pele no Estado.

Em conjunto

De acordo com a coordenadora do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT) da Sesa, Liliane Graça Santana, desde o início da parceria entre a Secretaria da Saúde e o Programa de Assistência Dermatológica à população rural vulnerável e com câncer de pele (PAD), desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo, em setembro de 2021, os dados de notificações de câncer de pele relacionados ao trabalho aumentaram em mais de 3.000%.

Antes da parceria, o Estado tinha registrado nos sistemas de informações em saúde cinco casos de câncer de pele relacionados ao trabalho em todos os anos anteriores. Após o trabalho conjunto com a participação da equipe da Secretaria em campo nas ações do PAD, já foram notificados 192 casos.

O PAD foi criado em 1987 e é realizado em 11 municípios no interior do Estado, tendo como foco a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele da população rural atendida. O programa acontece nos municípios de Itaguaçu, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, Vila Valério, Pancas, Laranja da Terra, Baixo Guandu, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Domingos Martins e Itarana. (As informações são da Sesa)

Leia também:

Serra abre agendamento para 4ª dose da vacina para idosos
SUS oferece novo remédio para pacientes com hepatite B
Vila Velha inicia vacinação da 4ª dose contra Covid em idosos
Vacinas e Testes contra covid nas unidades de saúde de Viana
Covid: Vitória abre agendamento para a 4ª dose em idosos
Serra abre 3.743 de novas vagas de vacina contra a Covid-19
Vacinação contra sarampo e influenza começa em 4 de abril
Espírito Santo começa a aplicar a 4ª dose contra a covid-19
Saúde em Casa: Acamados recebem atenção de especialistas
Inclusão é o tema para o Dia Mundial da Síndrome de Down

TAGS: 
SESA | UFES | TABLETS | PESQUISA | PELE | POPULAÇÃO