SAÚDE

Tecnologia otimiza realização da Conferência Municipal de Saúde

A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Vitoria/ES, acontecerá nos dias 14 e 15 de julho.

Em 03/07/2015 Referência JCC

A 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, vai contar com um importante apoio da tecnologia. A equipe de Informática da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolveu um sistema que processa as informações das etapas de inscrição e credenciamento, garantindo paridade das inscrições e das vagas em cada grupo de trabalho.

O sistema já foi utilizado na etapa das inscrições e, além de eliminar custos com a contratação de mão de obra terceirizada, conta com uma série de itens: segurança dos dados, automatização das estatísticas e acompanhamento em tempo real. Ele, inclusive, dá o suporte para a organização da conferência.

"Além disso, a tecnologia garantirá o respeito ao limite de vagas por segmento e o controle de acesso à conferência ao titular e/ou suplente", disse o desenvolvedor do sistema, Higino Mendes de Oliveira Neto.

O sistema foi idealizado para que os problemas ocorridos em conferências anteriores não viessem à tona no momento das inscrições e do credenciamento. "Essa tecnologia foi desenvolvida para ser utilizada nesta conferência e em todas as demais que a área da saúde for realizar", lembra Higino Mendes.

Credenciamento

Em relação ao credenciamento, o acesso ao evento só será permitido às pessoas que foram previamente inscritas e conforme determinado no regimento da Conferência Municipal. Com a implantação do sistema, será possível controlar as vagas dos grupos e distribuí-las de acordo com o segmento.

"No ato do credenciamento, será possível imprimir imediatamente a identificação do crachá e, depois, a impressão das frequências dos grupos e da plenária, permitindo otimizar o tempo com segurança dos dados", completou Higino Mendes.

Tema

Com o tema central "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", a 9ª edição da Conferência Municipal tratará do processo de construção de diretrizes para a saúde e será uma contribuição para as Conferências Estadual e Nacional, que acontecerão ainda neste ano.

Por meio das reuniões ampliadas nos territórios de saúde, foram definidos 165 delegados, sendo 40 do segmento gestor/prestador de serviço, 41 do segmento profissional de saúde e 84 do segmento usuário.

Secom/PMV