CENÁRIO EMPREENDEDOR

Tempo de Aprender: Uma nova educação para o Brasil

Obama disse que, Dar educação e serviços sociais não é caridade!

Em 02/03/2020 Referência CCNEWS, Prof. José Luiz Mazolini

Foto: Amazônia Brasil Rádio Web/Reprodução

Tenho a impressão de que o Brasil, de certa forma, está acordando para a difícil realidade educacional do país, especialmente, depois das declarações do ex-presidente norte-americano, Barack Obama, em maio de 2019, quando aqui esteve. Naquela oportunidade, Obama disse que, “Dar educação e serviços sociais não é caridade”, acrescentando ainda que, “não se faz educação de qualidade sem investimentos, sem reconhecimento e valorização dos profissionais certos, colocados no lugar certo, e que façam as coisas certas”.

Jamais me esquecerei das sábias e verdadeiras afirmações de Obama.

Segundo a Lei de Mürph, nada é tão ruim que não possa ser piorado, assim como, nada é tão bom que não possa ser melhorado!

Então, vamos lá! Recentemente, o Ministério da Educação (MEC), na pessoa do ilustre ministro, Sr. Abraham Weintraub, lançou o programa “Tempo de Aprender” que será implementado por meio da adesão de estados, municípios. Trata-se de um programa voltado para o aperfeiçoamento, apoio e valorização aos professores e gestores escolares, entre o último ano da pré-escola e o 2º ano do ensino fundamental.

Com um orçamento estimado em R$ 220 milhões, o programa foi construído com base em um diagnóstico, feito pelo próprio MEC, no qual foram detectadas, a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; materiais e recursos para alunos e professores; além de acompanhamento da evolução dos alunos, como as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos. A princípio, a ideia e boa. Analisando o projeto, verifiquei que entre as ações previstas estão um curso, com versões on-line e presencial, para proporcionar aos docentes mais conhecimentos, habilidades e estratégias que os ajudam a vencer os desafios impostos pelo ciclo de alfabetização, feito em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e um curso para auxiliar gestores educacionais e coordenadores pedagógicos, também com previsão presencial e on-line, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Acredito que, se tudo caminhar bem, a coisa vai mais longe, é mais profunda, pelo menos no papel. Está previsto o lançamento do Sistema On-line de Recursos para Alfabetização (Sora), que dará suporte a professores da rede pública em todo o Brasil. A poderosa ferramenta foi desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), da UFG, e permitirá o acesso a recursos pedagógicos, como estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas, com respaldo em práticas altamente exitosas de alfabetização.

Outra ação do eixo é o fornecimento de apoio financeiro para despesas de custeio de escolas para atuação de assistentes de alfabetização, profissionais que auxiliam os professores no manejo da sala. Para isso, o MEC vai destinar R$183 milhões. Está começando a melhorar. Porém, é bom estados e municípios ficarem bem atentos, pois, os repasses ocorrerão de acordo com o calendário oficial e deverão atender prioritariamente escolas em situação de vulnerabilidade.

O programa prevê também a reformulação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Outro dado relevante é que, no final de 2020, será implementado o Estudo Nacional de Fluência, que fornecerá às redes de ensino que aderirem ao programa, uma ferramenta de diagnóstico de fluência em leitura oral para alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Quem sabe, Sr. Ministro, iniciativas como essas trarão novo ânimo, ajudando a solucionar outra dura e difícil realidade vivida no país, em que os jovens brasileiros estão sendo os mais afetados pela deterioração do mercado de trabalho, motivados, basicamente, pelo baixo nível de conhecimentos, além de pouca, ou nenhuma experiência profissional. Tema que debateremos em outra oportunidade.

Sobre o autor:

Prof. José Luiz Mazolini, é professor universitário, com formação em Administração de Empresas e Pessoas; Marketing Estratégico de Negócios e Esportivo; Publicidade e Propaganda, além de MBA Executivo em Negócios Internacionais; ambos pela Universidade Norte do Paraná, Londrina/PR. É empresário, diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, do Correio Capixaba, do Portal CCNEWS Brasil, e palestrante/conferencista.

* www.mazoliniconsultoria.com.br.  * professormazolini@gmail.com,  * diretoria@mazoliniconsultoria.com.br