SAÚDE

Um milhão de pessoas contraem DSTs por dia no mundo

Maior surgimento se dá entre homens entre 15 e 39 anos.

Em 15/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Pixabay

Um milhão de pessoas contrai DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) por dia no mundo, segundo boletim divulgado este mês (junho/19) pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Estima-se que das 357 milhões de novas infecções sejam por uma dessas doenças: clamídia, sífilis, gonorreia e tricmoníase.

A grande maioria das doenças são fáceis de prevenir e curar, mas algumas - em particular a gonorreia - estão envolvendo superbactérias cada vez mais difíceis de tratar com antibióticos, alertou a OMS em um relatório.

“Se não forem tratadas, podem levar a efeitos graves e crônicos, como problemas neurológicos e cardiovasculares, infertilidade e aumento do risco de transmissão do HIV”, conta o urologista Gabriel Moulin.

A OMS também destaca que diversas infecções podem ser transmitidas de mãe para filho durante a gravidez — só em 2016, 200 mil bebês morreram por conta da transmissão vertical da sífilis, por exemplo.

"As doenças sexualmente transmissíveis estão em toda parte. Elas são muito mais comuns do que pensamos", finaliza o urologista.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL