SAÚDE

Vacinação contra sarampo para adultos irá até 31 de outubro

É a oportunidade para que adultos possam se imunizar, diz a coordenadora Danielle Grillo.

Em 28/08/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SESA

A vacina contra o sarampo deverá ser administrada em todos os adultos da faixa etária preconizada, independentemente da situação vacinal apresentada.

A Campanha de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo para o público-alvo formado por adultos de 20 a 49 anos foi prorrogada para até o próximo dia 31 de outubro. A prorrogação acontece, segundo o Ministério da Saúde, devido à circulação do vírus do sarampo se manter ativa no País, com 21 estados brasileiros registrando casos positivos, em 2020, e a existência de um grande número de pessoas ainda suscetíveis por não estarem vacinadas.

A vacina contra o sarampo deverá ser administrada em todos os adultos da faixa etária preconizada, independentemente da situação vacinal apresentada. Isto é, mesmo que essas pessoas tenham esquema completo de vacinação contra o sarampo devidamente comprovado no cartão de vacina, deverão receber uma dose adicional da vacina.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde, Danielle Grillo, é uma oportunidade para que os adultos possam se imunizar, uma vez que a faixa etária da campanha foi a que apresentou o maior número casos confirmados em 2019.  

“A realização da vacinação e a adesão do público são essenciais, pois assim garantimos a devida proteção das pessoas contra o sarampo e possibilitamos a interrupção da circulação do vírus no País”, disse a coordenadora.

Dados Sarampo

A coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis informa que até o dia 31 de julho de 2020, o Espírito Santo tinha 35 casos suspeitos de sarampo notificados, 34 descartados, um caso em investigação e nenhum confirmado.

Segundo dados do Programa, até essa quinta-feira (27), 71.433 pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos receberam dose extra da vacina contra o sarampo. A meta do Estado é vacinar o maior número de pessoas, das 1.707.734 que estão nesta faixa etária. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa)