SAÚDE

Vitória tem longas filas para vacinação contra a febre amarela.

Distribuição de senhas começa às 8h desta quarta-feira (1).

Em 01/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A manhã desta quarta-feira (1) começou com filas para vacinar contra a febre amarela em Vitória. A distribuição das senhas começa às 8h, mas desde a madrugada a população já formava filas em frente aos postos de vacinação.

Ao todo, serão cinco pontos na capital: na igreja Batista de Jardim da Penha; no Hospital da Polícia Militar (HPM) em Bento Ferreira; nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Maria José Costa Moraes, em São Pedro, e Elzira Vivacqua, em Jardim Camburi; e na Arena Vitória (Álvares Cabral), em Bento Ferreira.

Na Igreja Batista de Jardim da Penha, Rodrigo chegou às 2h30 para garantir um lugar na fila. "Eu vim porque tive medo. Vai vacinar eu, a minha mulher e meu filho", contou.

A secretária de saúde de Vitória, Kátia Lisboa, disse que a campanha desta quarta pretende vacinar 14 mil pessoas. "A vacina não é demorada, tem oferta de vacina para toda a população. A nossa oferta foi tão grande quanto a procura está sendo. A maior oferta de senhas será para o Álvares Cabral, mais de 4 mil senhas", disse.

Serão 4,5 mil senhas no Álvares; 3,5 mil na Igreja Batista de Jardim da Penha; 2,5 mil na Emef Maria José Costa Moraes; 2,5 mil na Emef Elzira Vivácqua; e outras 500 no HPM. Elas começarão a ser distribuídas às 8 horas, segundo a prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende completar a vacinação de todos os moradores até o dia 10. O agendamento on-line continua como ação complementar ao controle da febre amarela. A partir de quinta (2), as unidades de saúde seguem a rotina de vacinação.

Vacinação
Para vacinar, as pessoas devem levar os seguintes documentos:

- comprovante de residência de Vitória;
- Identidade ou CPF;
- cartão de vacina (indispensável para crianças);
- laudo médico (para as pessoas acima de 60 anos que não comprovem a primeira dose da vacina).

Morte sob investigação
A Prefeitura de Vitória investiga a morte de um personal trainer por febre amarela durante uma viagem fora do Espírito Santo.

Patrick Lethieri Schuckert, de 31 anos, trabalhava em uma academia em Jardim da Penha e em outra, em Jardim Camburi, na capital.

O caso está sob investigação das secretarias de Saúde de João Pessoa e da Paraíba, onde ele estava quando morreu.

O médico e primo da vítima João Vítor Scardini, informou que, devido ao desenvolvimento do quadro clínico, tudo infica que Patrick tenha sido picado em Pedra Azul, na região Serrana do Espírito Santo, onde esteve no final de semana do dia 19 de fevereiro, para uma comemoração familiar. Ele morreu durante viagem a João Pessoa, na Paraíba, nesta segunda-feira (27).

O diretor de marketing da Associação Turística de Pedra Azul, Antônio Carlos de Almeida, disse que não há como afirmar que Patrick tenha sido picado na localidade.

“É uma irresponsabilidade afirmar que ele foi picado lá. Pedra Azul e Domingos Martins tomaram todas as providências desde que o primeiro alerta foi dado, toda a população foi vacinada e houve bloqueio”, destacou.

A Prefeitura de Vitória informou que vai fazer uma ação preventiva Jardim da Penha, bairro onde o personal trabalhava. O mutirão vai acontecer a partir desta quarta-feira (1), na Igreja Evangélica Batista de Vitória, na rua do canal, mas o horário ainda não foi definido.

A vítima foi a Pedra Azul com a esposa e a filha, mas somente ele não havia tomado vacina contra febre amarela, segundo a prefeitura. As duas passam bem.

De acordo com o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, o material genético da vítima foi recolhido e deve passar por análises na UFPB e posteriormente em um laboratório no estado do Pará.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta