CIDADANIA

1° dia de inscrições para o Mulheres da Paz tem 76 candidatas

O resultado final será divulgado no dia 17 de julho.

Em 19/06/2018 Referência JCC / Secom-PMS

Setenta e seis mulheres se inscreveram nesta segunda-feira (18) para participar da seleção do projeto Mulheres da Paz, no qual 50 moradoras dos bairros Jardim Carapina e Boa Vista serão treinadas para serem líderes e mediadoras entre a comunidade e a prefeitura nas ações de promoção da cultura de paz.

Por meio do projeto, realizado pela Secretaria de Defesa Social (Sedes), as participantes irão identificar situações de violência em seus bairros, propor a resolução de conflitos e orientar outras mulheres sobre como sair de uma situação de violência doméstica.

As inscrições gratuitas para participar do processo seletivo do Mulheres da Paz vão até a próxima sexta-feira (22) e devem ser feitas das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Cras/Cai, que fica na rua Salvador, s/n, Jardim Carapina.  As participantes precisam ter, no mínimo, 18 anos; serem moradoras de Jardim Carapina ou Boa Vista e apresentar comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos, entre outros requisitos.

O resultado final será divulgado no dia 17 de julho e o treinamento começa no dia 6 de agosto.

A bolsa-auxílio é de R$ 190 para participar da formação e o trabalho delas será: identificar situações de conflito e vulnerabilidade social; visitar e acompanhar dez famílias do seu território; realizar palestras e oficinas que estimulem a cultura da paz; e orientar mulheres vítimas de violência sobre a Lei Maria da Penha, entre outros.

Jovens

Outro projeto da Sedes é o Protejo, por meio do qual 75 jovens de 15 a 24 anos, também moradores de Jardim Carapina e Boa Vista, vão ser selecionados para ajudar a prevenir e a reduzir a violência em suas comunidades.

Os jovens selecionados vão participar de um curso de formação que inclui aulas de qualificação profissional, teatro, dança e música, informática, sexualidade, prevenção ao uso de drogas, entre outras. Ao participar, os jovens vão receber uma bolsa-auxílio de R$ 100 mensais.

As inscrições gratuitas para o processo seletivo serão realizadas dos dias 25 a 29 de junho, no Cras/Cai, que fica na rua Salvador, s/n, Jardim Carapina. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas. O resultado final será divulgado no dia 19 de julho e o treinamento começa no dia 6 de agosto.

O técnico do Departamento de Segurança Pública (Desep), setor da Sedes responsável pela elaboração e coordenação dos projetos, Wemerson Nogueira, explica que a secretaria já está se preparando.

A empresa Gradux vai executar os dois projetos por meio de uma equipe multidisciplinar. “Apresentamos à empresa os parâmetros nacionais dos dois projetos e discutimos questões relativas à seleção da equipe técnica e do curso de capacitação à qual ela será submetida”, explica Nogueira.

Os dois projetos são realizados em parceria com o governo federal.

(Foto: Divulgação)