LAZER

17 pontos liberados para banho de verão nas praias de Vitória

A praia da Ilha do Boi é a preferida por jovens e famílias.

Em 22/12/2017 Referência JCC, Amilton Freixo de Brito - Secom/OMV

O verão chegou oficialmente na tarde desta quinta-feira (21) e as temperaturas elevadas são um convite para um mergulho. E quem quiser se refrescar na orla da Capital terá à disposição 17 pontos liberados para banho. É o que comprovou a análise de balneabilidade divulgada pelo portal da prefeitura de Vitória.

Confira aqui a balneabilidade das praias

Pelo balanço, apenas cinco pontos estão impróprios e quatro interditados. Na primeira quinzena do mês, algumas áreas ficaram impróprias devido à quantidade de chuva, que arrastou um grande volume de águas pluviais para a orla.

“Chuva da forma que choveu na primeira quinzena deste mês, sempre acabam ocasionando mudanças negativas em alguns pontos de nossas praias. Balneabilidade é um desafio metropolitano, afinal Vitória sofre influência dos outros municípios quando o assunto é qualidade da água do mar”, destacou o Gerente de Controle Ambiental, Dárcio Bracarense, responsável pelo setor que faz a análise das águas semanalmente.

Análises

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) destaca que a coleta de amostras de água dos 26 pontos das praias de Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Ilha do Frade são feitas desde 1997 e os pontos onde elas estão fixadas foram escolhidos conforme critérios técnicos em locais onde possa ter fragilidades que venham a comprometer a qualidade da água, como por exemplo locais de saída de águas de drenagem.

Estas placas são atualizadas semanalmente, todas as quintas-feiras, de acordo com o que recomenda a Resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A mudança das classificações por diversos motivos, como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. O banho em locais impróprios pode ocasionar infecção intestinal e diarréia.

Foto: Fernanda Neves Gomes/PMV