NUTRIÇÃO

3 erros de suplementação para atividades de alta intensidade

Ovo, queijos e whey protein não são boas opções para para gerar energia antes de esportes.

Em 04/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Istock Getty Images

Nutricionista aponta equívocos no uso de suplementos de pré-treino e na alimentação em treinamentos e competiçoes de longa duração.

Na nutrição esportiva, só existe benefício na utilização de suplementos se isso for ajustado ao plano alimentar, à modalidade esportiva, à dose e a momentos adequado de uso.

O programa alimentar de atletas leva em conta a alimentação do dia a dia para manter as necessidades básicas para saúde e desempenho esportivo e a alimentação e suplementação pré, intra e pós-treino. A alimentação pré-treino fornece energia, nutrientes e suplementos específicos para promover saúde e desempenho. No caso de atividades de endurance, de longa duração ou alta intensidade, há recomendações e cuidados específicos.

Erros mais comuns

Erro 1 - Utilizar proteína como fonte energética

Ovo, queijos e whey protein não são boas opções para para gerar energia antes de esportes de Endurance.

Os carboidratos são fontes básicas de energia. Alimentos e suplementos proteicos podem acompanhar alimentos fontes de carboidratos (frutas, pães, batata doce, tapioca...), e possuem função de construção e reparação de tecidos, acelerar recuperação muscular, formação de hormônios e enzimas, transporte de substâncias.

Exemplos de pré-treino combinando carboidrato e proteína: tapioca com hommus; pão integral com queijo minas; iogurte com fruta e granola

Erro 2 - Utilizar suplementos desnecessários

Os suplementos mais indicados pré-atividades de endurance são: cafeína, teacrina, taurina, HMB, Beet Root, carboidratos.

Suplementos proteicos como beta-alanina, creatina, probióticos, ômega 3, coenzima Q10 podem ser utilizados em outro momento do dia.

Manter a regularidade do uso de suplementos e ingerir cápsulas ou suplementos em pó antes de atividades de endurance, muitas vezes praticadas bem cedo, não é uma tarefa fácil. Portanto, utilize somente suplementos que terão eficiência comprovada no momento e na dose adequada.

Erro 3 - Treinar em jejum para emagrecer ou ter desempenho

O treinamento em jejum só é indicado em treinos regenerativos, de curta duração e de baixa intensidade. A idéia é gerar adaptações fisiológicas para utilizar a gordura como substrato energético, poupando o glicogênio muscular e hepático.

Entretanto, em atividades de alta intensidade ou longa duração, é importante utilizar carboidratos antes e durante os treinos. Não temos reservas suficientes para manter glicemia e energia para prática esportiva em atividades de longa duração, precisando repor durante o treino. Atenção a atletas que têm tendência a hipoglicemia e hipotensão durante a prática esportiva!

Lembrando que comer e suplementar faz parte do treino. Treinar seu corpo para receber nutrientes e observar como ele se comporta é importante.

As estratégias nutricionais, o programa alimentar e a suplementação devem sempre ser elaborados de forma individualizada e periodizada de acordo com história alimentar, história clínica, objetivos, treinos e competições. (Por Cris Perroni, via EuAtleta)

Leia também:

Quem dorme bem tem facilidade para adotar exercícios e dieta
Março sem álcool: 10 benefícios de passar o mês sem beber
Ao comer, quantas vezes devemos mastigar os alimentos?
Veja 5 dicas e duas receitas para curar a ressaca de Carnaval
Dieta sem feijão aumenta em 20% chances de obesidade
10 alimentos anti-inflamatórios para quem tem endometriose
Quais são os sinais mais comuns da falta de ferro no corpo
Dicas para reduzir o peso mantendo a saúde sem restrições
Comer pode ser o melhor remédio, mas isso não inclui fast food
Dicas para manter alimentação e bronzeado em dia no verão

TAGS:
SUPLEMENTAÇÃO | ATIVIDADES | AUTO RENDIMENTO | BENEFÍCIOS | ENERGIA