EDUCAÇÃO

5G transforma a educação e torna o ensino mais dinâmico

Com chegada do 5G, faculdades, escolas, professores e educadores se preparam para modelo.

Em 20/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: FREEPIK

A alta velocidade da quinta geração da internet permitirá atividades mais dinâmicas, como aulas associadas a aplicativos, reprodução de vídeos sem perda de conexão e em alta definição.

Com a chegada do 5G nas 27 capitais do país, faculdades, escolas, professores e educadores se preparam para os impactos que a alta velocidade irá trazer para a educação. Desde a pandemia, com a adoção do ensino remoto, ficou clara a importância da conexão com a internet para a promoção de uma educação de qualidade. A concretização da implementação da rede aumenta a expectativa para que atividades online sejam otimizadas, novos recursos multimídia sejam explorados e formatos de ensino mais interativos comecem a fazer parte da rotina dos estudantes, antes limitados por instabilidades da rede.

Segundo Bruno Piva, CEO e fundador da Piva Educacional, startup que ajuda crianças e adolescentes a despertarem o gosto pelos estudos, já há uma tendência de buscar e implantar formas mais atrativas de educar..

“Já há uma tendência de buscar e implantar formas mais atrativas de educar. Isso deve ser potencializado com o 5G, indo ao encontro das preferências e expectativas de crianças e adolescentes, que já estão inseridos na realidade online. Por isso, é importante que as escolas estejam preparadas e abertas para as mudanças”, explica. 

A alta velocidade da quinta geração da internet permitirá atividades mais dinâmicas, como aulas associadas a aplicativos, reprodução de vídeos sem perda de conexão e em alta definição, além de experiências imersivas proporcionadas pela realidade virtual. O download de um vídeo, por exemplo, que no 4G leva em média dois minutos, no 5G poderá ser feito em menos de 4 segundos. Além da maior velocidade, a nova rede de internet é muito superior também na chamada latência, que é o tempo de resposta da rede a um comando do usuário.

“O 5G é superior em várias aspectos e isso vai beneficiar todos os setores, inclusive o educacional. Na Piva, nós já atuamos no online e acreditamos que, com a chegada da nova rede, conseguiremos explorar outros formatos e melhorar a experiência dos nossos alunos. Queremos participar dessa transformação de forma efetiva e inovar para tornar a educação ainda mais prazerosa”, afirma o CEO.

Bruno ainda reforça sobre a importância de ter uma metodologia de educação alinhada com a tecnologia, e que atenda as demandas dos estudantes. Para isso acontecer, a expectativa é que, primeiramente, todas as regiões sejam contempladas com sinal de internet. 

"Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva e da consultoria PwC, 33,9 milhões de pessoas não possuem conexão à internet e outras 86,6 milhões não conseguem se conectar todos os dias. “Buscar conexão para todos os estudantes é o primeiro passo para a educação ser mais democrática”, afirma Bruno Piva.

Alcance

A tecnologia 5G começou a funcionar no Brasil no dia 6 de julho. Brasília foi a primeira cidade a receber a faixa de 3,5 gigahertz, que oferece maior velocidade. A Anatel determinou que a tecnologia deve ser liberada em todas as capitais até o dia 28 de outubro, e após essa data, as operadoras terão mais 30 dias para ativar a rede.

Até o momento, não há previsão da tecnologia chegar em zonas rurais e em locais onde não há nenhum tipo de conexão com a internet. Contudo, o edital do 5G prevê a implementação ao menos do 4G em 7.430 localidades, que atualmente, não possuem nenhuma rede disponível ou apenas a cobertura do 3G. (Por Luana Figueiredo/AsImp)

Leia também:

Universidade Federico II de Nápoles abre unidade no Scampia
Enem 2022: o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Governo do Estado vai reformar e ampliar escola na Serra
Brasil tem 62 universidades entre as melhores do mundo; veja
Educação repassa R$ 8,5 milhões às Escolas para 2º semestre
Lúdico nas salas e permite ensinar química com culinária
Teatro sobre trânsito conscientiza alunos da rede municipal
Bloqueio de recursos do MEC acerta em cheio as federais
Projeto interdisciplinar cativa os estudantes de Vitória
São Mateus abre inscrições para os cursos de qualificação

TAGS:
EDUCAÇÃO | FAMART | FACULDADE | TECNOLOGÍA | 5G | INTERNET