EMPREGO & ESTÁGIO

7 passos para uma transição de carreira bem-sucedida

Buscar apoio, fazer networking e se movimentar na empresa são atitudes para conquistar espaço.

Em 26/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Thinkstock/chochowy

Uma transição de carreira bem-sucedida exige planejamento e investimento em networking. Procurar pessoas que entendam da nova área ou um coach é altamente recomendado.

Mudar de carreira vem se tornando algo comum ao longo da vida de um profissional. Seja por buscar novos horizontes e conhecimentos ou porque sua área de trabalho original está saturada, essa transição de carreira é mais bem-sucedida à medida que é melhor planejada e estruturada. Aqui, sete passos para considerar ao olhar para uma nova área de atuação.

Passo 1: identifique detalhadamente seu novo campo

Seja mais específico do que apenas pensar em instituições sem fins lucrativos, TI ou finanças. Em quais setores você gostaria de trabalhar? E o que você gostaria de fazer? Angariação de fundos? Área administrativa? Comércio eletrônico? Gestão de ativos?
Este é o seu maior desafio. Por que sua empresa deveria transferir você para um setor diferente quando há candidatos disponíveis naquele mesmo setor? A resposta está nas habilidades que você tem que você pode aplicar em seu campo. Como elas podem ser usadas? Faça um inventário dessas habilidades e articule-as claramente.

Passo 2: quais empregos precisam das suas habilidades?

Por meio de anúncios de vagas e – mais importante – networking, saiba quais empresas ou Ongs parecem ser adequadas para você – e vice-versa. Pesquise as declarações de missão, valores corporativos e culturas. Leia notícias sobre elas e pesquise seus anúncios de emprego e job description. Quanto mais conectado você estiver, mais lógica será essa transição.

Passo 3: crie um plano de desenvolvimento da nova carreira

Avalie as necessidades de cada organização e as qualificações para cada cargo. Avalie suas habilidades e experiência. Elas correspondem às necessidades do mercado? Faça um check list. Onde você combina, ótimo. Onde você não combina, crie um plano e táticas para fechar a lacuna. Em seguida, execute. Faça o que você precisa fazer para fechar essa lacuna: faça cursos, busque certificações ou até se envolva em projetos de outros departamentos.

Passo 4: atualize currículo e perfis para sua transição

Prepare um currículo e/ou uma biografia profissional que apresente suas qualificações para o novo campo. Atualize seus perfis em mídias sociais para representar o futuro, não o passado. Use palavras-chave e faça conexões com pessoas que estão fazendo o trabalho que você deseja fazer. Acompanhe suas postagens, encontre os grupos de discussão em que estão e aprenda com as questões discutidas.

Passo 5: defina suas empresas-alvo

A segmentação é uma das duas estratégias de busca de emprego mais eficazes. Uma vez que você sabe onde gostaria de trabalhar, é mais fácil identificar oportunidades e dar às pessoas uma resposta acertada quando você está fazendo networking e elas perguntam: “Como posso ajudá-lo?” Lembre-se, você não pode acertar seu alvo a menos que tenha um.

Além disso, pergunte por que você está escolhendo essa organização. É porque você gosta do que eles fazem, acredita em sua missão e se alinha com seus valores? É porque eles oferecem horários de trabalho flexíveis ou um ambiente de trabalho amigável? Ou é porque você ouviu que eles têm bons benefícios? Essa terceira razão talvez seja a que tem menos força para quem está buscando essa mudança.

Passo 6: construa relacionamentos novos

Networking é a segunda estratégia que mais dá resultados, responsável por conseguir mais da metade de todos os empregos nos Estados Unidos – em todos os setores. Mantenha sua rede ativa, não apenas quando estiver procurando emprego, mas constantemente. Esteja sempre fazendo conexões. Pense em todas as ramificações que uma rede de relacionamentos pode ter, sociais ou presenciais, e vá atrás.

Passo 7: procure apoio profissional para sua transição de carreira

A transição de carreira requer trabalho, conhecimento e apoio. Considere contratar um coach de carreira para ajudá-lo a planejar e executar sua transição. Busque um mentor, se for o caso, ou um patrocinador para sua mudança dentro da empresa (algumas companhias têm esse tipo de programa). É importante ter alguém de fora que possa complementar sua visão e ajudá-lo na nova área. Só não siga sozinho. ( Por Eli Amdur - de Forbes )

Leia também:

Polo UAB de Nova Venécia recebe 150 mil em investimentos
Linhares vai abrir as inscrições para Concurso de Remoção
5º Vem Cantando Cariacica: inscrições terminam no dia 30
Fies: prazo de convocação de lista de espera termina hoje
Viana mantém a maior nota do Ideb da Grande Vitória
PMVV conquista melhor nota no Ideb da Região Metropolitana
Escolas de Cariacica contarão em breve com aulas de robótica
Alunos da rede municipal da Serra recebem óculos de grau
Educação de João Neiva é nota 6,5 no Ideb nas séries iniciais
Cachoeiro: Combate à evasão escolar é reforçado na cidade

TAGS:
TRANSIÇÃO | CARREIRA | EMPRESA | NEGOCIAR | SUCESSO